Superfarinha para a infância desnutrida

criancas Superfarinha para a infância desnutrida
Várias crianças no acampamento de Abala estão desnutridas. Foto: William Lloyd-George/IPS

 

Bamaco, Mali, 26/7/2012 – Uma farinha enriquecida, cujo principal ingrediente é o milho, constitui o elemento fundamental de uma resposta local e sustentável à desnutrição em Mali. Na cidade de Kati, 15 quilômetros a nordeste da capital, uma dezena de mulheres trabalha processando o grão cultivado na localidade para produzir a “Misola”. A iniciativa Misola, criada pela organização francesa de mesmo nome, é um projeto de saúde pública que tem o objetivo de reduzir a desnutrição infantil.

“Compramos milho, o ingrediente básico da farinha enriquecida que produzimos, de comerciantes da cidade”, contou Ramata Traoré, encarregada do centro de produção de Kati. A farinha contém 60% de milho, 20% de soja e 10% de amendoim. Além disso, são adicionadas vitaminas e sais minerais para obter um alimento balanceado que atende às deficiências nutricionais conhecidas.
A procura pela farinha aumenta em Mali devido à má colheita da última safra. A desnutrição é um problema grave neste país semiárido da África ocidental, onde a segurança alimentar foi prejudicada pela seca dos últimos anos, situação que piorou com a rebelião tuaregue no norte. O Ministério da Agricultura disse, em dezembro do ano passado, que a colheita nacional fora de apenas cinco milhões de toneladas de grãos, bem menos do que os oito milhões previstos.
“A atual crise alimentar aumenta o risco de desnutrição em várias regiões de Mali, como Kayes (sudoeste), Koulikoro e Segou (sul)”, alertou Aminata Sissoko, especialista em nutrição da Cruz Vermelha neste país. E a ocupação de três regiões no norte, Kidal, Tombuctu e Gao, por grupos islâmicos rebeldes do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA) só agravou a situação, acrescentou. “Não podemos chegar às áreas controladas pelos grupos armados para avaliar as necessidades. Contudo, ajudamos os refugiados da guerra com farinha Misola”, disse à IPS.
Uma em cada cinco crianças no país sofre desnutrição, segundo Abdulaye Sangho, coordenador do capítulo da Misola em Mali. “Somos uma organização que apoia as produtoras de farinha Misola”, destacou à IPS. “Nosso objetivo é melhorar a nutrição da população, focando especialmente nas crianças entre seis e 60 meses e em grávidas e mulheres que estão amamentando”, detalhou.
A primeira fábrica de Misola em Mali foi criada em 1993, na localidade de Diafarabé. A iniciativa rapidamente se ampliou e hoje há dez pequenas unidades de elaboração dispersas por todo o território, salvo em Kidal. O projeto ultrapassa as fronteiras nacionais. De fato, a produção de farinha enriquecida começou em 1982 em Burkina Faso. Também é produzida em Benin, Níger e Senegal. Todas as organizações produtoras de Misola têm algo em comum. “As mulheres que participam dos projetos também promovem melhores práticas alimentares onde moram e organizam demonstrações em centros de saúde ou outros lugares públicos”, explicou Sangho.
“Aos sete meses, meu filho estava muito doente e fraco. E eu não sabia que o problema era a desnutrição. Me dei conta disso em uma demonstração de Misola no mercado”, contou a vendedora de especiarias Assetu Traoré. Ao capacitar as mulheres para produzir farinha e promover seu consumo nas comunidades, a organização Misola gera consciência sobre uma boa nutrição e o conhecimento para consegui-la. Em um jardim de Kati, Traoré e suas companheiras espalham o milho lavado várias vezes, com extremo cuidado, para que seque sobre uma lona ao sol.
“Como o alimento que produzimos se destina às crianças, damos muita atenção à higiene”, acrescentou, explicando porque ninguém pode entrar no armazém de grãos usando sapatos. Chata Mariko, enfermeira de um centro de saúde de Bamako, disse à IPS que os medicamentos recomendáveis para a desnutrição são fácies de adquirir. “Um envelope desses alimentos não custa mais do que 500 francos CFA (equivalente a um dólar). Infelizmente, há pais que não trazem seus filhos a tempo”, lamentou. Envolverde/IPS
(IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS