Epilepsia: Doença sem cura, mas com tratamento eficaz

A Epilepsia é uma doença neurológica na qual ocorrem descargas anormais da atividade elétrica cerebral, em diferentes intensidades e em diferentes locais do cérebro. Por isso, as crises epilépticas podem ser parciais ou generalizadas e com diferentes características dependendo do local acometido.

De acordo com Ana Paula Pena Dias, neurologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, apesar de não ter cura o tratamento com drogas antiepileticas é eficaz e, na maioria das vezes, os efeitos colaterais são toleráveis. Os medicamentos agem na estabilização das membranas celulares diminuindo o fluxo exagerado de íons. “O paciente pode levar uma vida normal quando estiver bem controlado (sem crises há pelo menos 6 meses). Ate lá deve evitar situações de risco como dirigir, nadar sozinho, etc.”, explica a especialista.

Pacientes com doença psiquiátrica ou depressão não tem maior risco de desenvolver epilepsia, porém, existem relatos de que pacientes epiléticos tem maior incidência de depressão e de doenças psíquicas. A doença acomete mais crianças e não há diferença entre os sexos.
 
O diagnóstico da doença é feito pelo quadro clínico e exames de investigação como eletroencefalograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio. A epilepsia pode ser idiopática, ou seja, sem causa definida, ou sintomática (após algum dano cerebral, como AVC, trauma ou tumor).
 
“Durante uma crise nunca se deve colocar a mão dentro da boca do paciente, apenas apóie sua cabeça e vire-a de lado, para o paciente não engasgar em caso de vomito ou da hiper salivação que ocorre na crise”, conclui.

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, é um dos maiores do País, conta com cerca de 780 médicos e atua em 44 especialidades. Realiza anualmente cerca de 10 mil cirurgias, 12 mil internações, 200 mil consultas ambulatoriais e 110 mil atendimentos de Pronto-Socorro. 
 
www.hpev.com.br
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS