Unimed-BH: iniciativas combatem o hábito de fumar

Campanha em apoio ao Dia Mundial sem Tabaco e ampliação do Programa de Cessação de Tabagismo são iniciativas da Cooperativa para estimular e auxiliar os fumantes a abandonarem o vício

 

Em 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco. O objetivo foi chamar atenção para o tema e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Os números atuais de óbitos e de doenças mostram que a iniciativa é cada vez mais importante. Por isso, em apoio à data, a Unimed-BH promove, na Grande Belo Horizonte, uma campanha de conscientização em que convida as pessoas à reflexão sobre os malefícios do cigarro e estimula os fumantes a abandonarem o vício, inclusive com dicas práticas para que alcancem esta meta.

Vale destacar, no entanto, que o trabalho da Unimed-BH vai muito além das campanhas educativas quando o assunto é o combate ao hábito de fumar. Desde 2005, a Cooperativa oferece o Programa de Cessação de Tabagismo, disponível a todos os clientes interessados. A estimativa é que a carteira da Unimed-BH, maior operadora de saúde fora do eixo Rio-São Paulo e líder no mercado mineiro, tenha cerca de 102 mil fumantes.

A partir da recente inauguração do seu Centro de Promoção da Saúde, a Unimed-BH fortaleceu as ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, associadas a uma assistência médico-hospitalar de qualidade. Entre outros benefícios, o novo espaço permitiu a ampliação do Programa de Cessação do Tabagismo, que passa a ter capacidade de atender 12 grupos simultâneos, com 30 pessoas cada, em um total de 1,4 mil pessoas por ano. Além disso, os clientes podem beneficiar-se da integração com outros programas, como orientação a gestantes e diabéticos.

“Aumentamos significativamente nossa capacidade de atendimento aos tabagistas, o que é muito importante, pois o vício é a principal causa de muitas doenças crônicas e até de mortes que poderiam ser evitadas”, afirma o médico Sérgio Bersan, gestor de Promoção da Saúde da Unimed-BH.

Na prática, o programa é realizado em quatro etapas. Na primeira fase são promovidas palestras motivacionais, que relatam os benefícios de se parar de fumar, bem como ilustram os males do vício. Na ocasião, a agenda completa do programa é apresentada aos participantes. Na segunda etapa, são feitas consultas médicas individualizadas, nas quais o cliente pode, de acordo com a avaliação do médico, receber prescrição de medicações específicas para auxiliá-lo na luta contra o vício.

A terceira fase é composta por reuniões em grupo, conduzidas por médicos e psicólogos, com abordagem cognitivo-comportamentais para a mudança e cessação do hábito, assim como orientação para que a pessoa evite situações de perigo, adotando táticas de relaxamento e formas de controle de abstinência. A quarta e última fase consiste em suporte telefônico durante um ano, no qual o ex-tabagista conta com profissionais de saúde treinados e qualificados para auxílio a qualquer tipo de ocorrência ou recaída.

Segundo Bersan, o método, que já é utilizado com sucesso em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, tem resultados compatíveis no Brasil. “Registramos índice de 40% de pessoas que pararam de fumar após um ano de inclusão no programa. A maioria deixa o hábito após a terceira ou quarta participação. Isso é gratificante”, observa.

O médico alerta, entretanto, para a importância da motivação individual. O fumante que está tentando abandonar o vício passa por várias fases durante o processo (pré-contemplação, contemplação, preparação para a ação, ação, manutenção e recaída) e, em todas elas, pode sentir uma grande pressão e desistir de tudo. “É preciso muito preparo mental e força de vontade que, somados ao amparo de uma equipe especializada, colaboram para que o participante atinja o objetivo e, por conseqüência, tenha melhor qualidade de vida”, completa.

Campanha de combate ao tabagismo
A campanha da Unimed-BH para o Dia Mundial Sem Tabaco vale-se do conceito “Saúde Sempre”, que reflete o novo posicionamento da Cooperativa. Com ele, a Unimed-BH busca estimular hábitos de vida saudáveis na população geral. A campanha de conscientização contará com anúncios de jornal, cartazes para empresas clientes, volantes informativos para ação promocional em praças e pistas de cooper e caminhada e um hotsite, criado especialmente para a data, com dicas e técnicas para largar o cigarro.

O tabagismo no Brasil e no mundo
Câncer de pulmão, infarto agudo no miocárdio, derrame cerebral, hipertensão e doenças da circulação periférica são alguns dos males que mais afligem os fumantes. Apesar da consciência dos prejuízos do tabagismo para a saúde, ainda hoje, cerca de 25% da população brasileira ignora esses riscos e continua fumando, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um terço da população adulta – 1,3 bilhão de pessoas – é fumante.

Mundialmente, o total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra anual de 4,9 milhões, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todo ano em decorrência do cigarro, também segundo o INCA.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS