Motivo: conter "níveis intoleráveis de pesticida". ( ! ! ! ) É provável que a dupla do barulho tenha resolvido impedir que a inocente infância norte-americana venha a sofrer, no futuro, os rigores de uma morte lenta por fome e sede. Outra hipótese: ajudar o governo a combater a imigração ilegal, já que o lote foi encontrado em um mercadinho de produtos brasileiros na cidade de Danbury, região que abriga um bom número de brazucas.
Com rótulos em português, o que contraria a legislação daquele estado, os fiscais solicitaram testes laboratoriais que indicaram a presença de um agrotóxico, mais precisamente um acaricida, em quantidade inaceitável pelos padrões adotados pela Saúde Pública tanto dos EUA como da União Européia.
Na ocasião, em nota, o DPC informou que o primifos metílico não é permitido em derivados do trigo, ainda mais em cereais para alimentação infantil.
Novas análises foram solicitadas ao FDA – Food and Drug Administration, e ao Departamento de Agricultura, recomendando-se que, a permanecerem as incertezas, o consumo de Farinha Láctea fosse suspenso no país. Ao mesmo tempo, a fiscalização está promovendo varredura nos pontos de vendas para saber onde mais o produto está sendo comercializado e se com as mesmas restrições ao consumo.
Curioso é o fato de o produto ter sido distribuído por uma empresa de Miami, região de forte imigração brasileira, que não revela a origem da importação. Quem sabe de algum país lusófono de brandas exigências sanitárias, "tantas" são as fábricas da Nestlé localizadas nesses países?
A empregadora de Jimmy e Lopito afirma que daqui não foi, e que "cumpre rigorosamente a legislação vigente no país para a fabricação de seus produtos". No Brasil, a ANVISA (Vigilância Sanitária) permite o uso do referido pesticida em cereais em grãos até o limite de 10 mg/kg. Para a farinha de trigo, esse limite cai para a metade.
A vigilante agência não chegou a informar qual o motivo que assusta tanto os americanos e os europeus no que diz respeito ao primifos metílico. Estaríamos diante de mais uma paranóia de primeiro mundo?
Nesta semana a Nestlé brasileira arrumou mais um problema.
Repetindo um erro conceitual de boas regras de alimentação, e a exemplo do que já havia ocorrido com o iogurte Danoninho, que teve suspensa pelo CONAR a propaganda que insistia em "valer por um bifinho", outro produto da empresa teve o mesmo destino. O achocolatado Nescau Nutri Jr. NÃO tem as mesmas propriedades nutricionais das verduras e legumes!
Diante das constantes irregularidades a partir de seus headquarters, e do total desconhecimento de causa que Jimmy & Lopito demonstram sobre a produção brasileira de etanol, o que de melhor podemos desejar à dupla e às suas respectivas esposas, Ethel e Sarita, é que, após o lauto jantar no restaurante sudanês, ironicamente combinado no "Paulicéia" de 30/10, sejam vítimas de apreciável diarréia. Proporcional aos lucros da Nestlé.
(Extraído do Montblaat, No. 312, de 21 / 11 / 08. - Assine o Montblaat : www.montblatt.com.br)