Livro do neurocirurgião Aluízio Júnior mostra como a raiva e a ansiedade causam o envelhecimento precoce e aborda a importância da inserção social do idoso
Você sabia que, quando você se aborrece no trânsito, está apressando o seu processo de envelhecimento? A raiva é capaz de provocar diversos males físicos, como transtornos cardiovasculares e gastrointestinais. Este é um dos temas abordados no recém lançado livro A arte de não envelhecer, do neurocirurgião Aluízio Júnior.
Na obra, o médico mostra como as emoções contribuem decisivamente para o envelhecimento precoce. E alerta que, ao contrário do que se pensa, reprimir sentimentos como a raiva e a ansiedade, simulando um falso bem-estar, também podem causar problemas, como fragilidade do sistema imunológico, pressão alta e transtorno obsessivo compulsivo. Como diz o próprio dr. Aluízio no livro, "adotar posturas comportamentais adequadas diante da vida e do seu ambiente social não está prescrito na receita médica, mas certamente faz uma grande diferença na conquista do bem-estar e da longevidade".
O livro também traz dicas de como se alimentar corretamente e comenta a importância do exercício físico regular para manter a saúde na terceira idade. Além disso, em A arte de não envelhecer, dr. Aluízio Júnior aborda a importância da inserção social do idoso sem preconceitos, combatendo a "infantilização" da terceira idade, e explica como, com políticas públicas, as diversas instâncias de poder podem ajudar a ampliar a participação social do idoso. A figura do "novo velho", que é ativo profissionalmente e que, muitas vezes, é o responsável por prover o sustento de toda a família, também está no livro.
VOCÊ SABIA QUE...
· quem cultiva a raiva vive menos?
· quanto maior a sua rede de amigos, maior é a chance de viver mais?
· o estresse é responsável por 50% das mortes no mundo?
· alimentos como cenoura, rúcula e beterraba ajudam a controlar o envelhecimento precoce dos órgãos humanos?
· pessoas fisicamente ativas podem parecer até dez anos mais jovens do que as sedentárias?
· algumas pessoas tomam tantos remédios que têm que usar outros medicamentos para combater os efeitos colaterais dos primeiros?
Dr. Aluízio Júnior
Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Academia Brasileira de Neurocirurgia, Aluízio Júnior é diretor-geral do Hospital da Unimed na cidade de Macaé (RJ). Graduado pela Faculdade de Medicina de Campos e especializado em neurocirurgia no Hospital da Força Aérea do Galeão, foi ex-diretor da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé.
Título: A arte de não envelhecer
Autor: Dr. Aluízio Jr.
Nº de páginas: 50