Problemas respiratórios e saúde humana

"Poluição na Atmosfera, Mudanças do clima e mudanças de vidas"
Neste quadro abaixo podemos ver a poluição de uma chaminé de uma indústria poluindo a atmosfera e provocando Aquecimento Global.


Seca na Amazônia, tufão em Santa Catarina.

O que podemos fazer?...


Bom!... Devemos tomar consciência dos problemas em que estamos enfrentando e nada de mudar para acabar com o Aquecimento Global!... É dever de todos os cidadãos e autoridades mundiais, e partir para á prática, para acabar com a poluição na atmosfera onde esta aquecendo o planeta terra e destruindo toda a biodiversidade, esta na hora de economizar energia e não desperdiçar água, por exemplo, não jogar produtos, objetos que demoram tempo para desfazer onde degrada todo o meio ambiente, não usar produtos químicos tóxicos nas lavouras e plantações, use produtos orgânicos ricos em proteínas que faz bem para a terra e onde podemos ter alimentações saldáveis e sem produtos tóxicos que não degrada a natureza. Podemos observar este quadro abaixo o tufão em Santa Catarina, e sabe porque ocorreu este fenômeno?... Chama-se "Aquecimento Global" o encontro da massa quente com a massa fria, que provoca este tufão, que destrói tudo que estiver na sua frente e quem sofre com tudo isso?... É uma população carente que desconhece a causa deste fenômeno!.... É preciso que as autoridades passa agir imediatamente e prepara a população para ter conhecimento o porque ocorre este fenômeno, que destrói tudo, plantações, animais, criações, residências, benfeitorias e tirando a vida de seres humanos indefeso, é preciso alertar a população para saber como defender e proteger suas vidas em abrigos seguros. Pois ai esta o Aquecimento Global e o Impacto no Brasil.

Aquecimento Global e Desgelo na Antártica

Podemos observar neste quadro abaixo o desgelo na Antártica, prejudicando e destruindo as vidas de animais marinhos que vivem em seu abitate, com o desgelo da Antártica aumenta o nível das águas do mar e faz com que grandes ilhas e cidades banhadas pelo o nível do mar desapareçam e colocando em risco as vidas de seres humanos, criações e animais. Vamos todos se unir e salvar o nosso planeta.

POLUIÇÃO NA ATMOSFERA CAUSA CONSEQUENCIA RESPIRATORIA NA SAUDE HUMANA!

Área devastada pelas Queimadas no Acre e poluição na atmosfera
Causa Conseqüência respiratória na saúde humana!...

OS ESTUDOS dos efeitos das queimadas para a saúde humana são muitos escassos, tanto no Brasil quanto no exterior, em que pese quase toda a literatura que trata das emissões atmosféricas produzidas por queima de biomassa mencionar que elas causam efeitos deletérios à saúde. Tal fato se deve em grande parte à variedade de aspectos envolvidos e à dificuldade em se separar causas isoladas de um determinado efeito. Pesquisas em saúde ambiental são bastante complexas à medida que a saúde humana depende de uma teia de fatores interligados: exógenos (bióticos e abióticos), endógenos (fisiológicos e anatômicos), comportamentais (psicológicos, sociais e culturais) e da densidade demográfica. No caso das queimadas, estaríamos analisando a influência de fatores exógenos abióticos que poderiam ter um ou mais efeitos diretos, além de desencadear efeitos indiretos, tais como alterações macro e micro climáticas com conseqüências sobre elementos bióticos que, por sua vez, poderiam alterar o equilíbrio saúde/doença numa dada região. Muitos efeitos potenciais para a saúde humana podem resultar direta ou indiretamente das mudanças climáticas. Alterações na prevalência e disseminação de doenças infecciosas, mediadas por processos biológicos, ecológicos, sociais interligados poderiam ter significativo impacto na saúde pública e na sociedade, apesar de ainda não terem sido realizados estudos quantitativos em profundidade para entender tais processos. Entretanto, como já mencionado, há inúmeras variáveis que poderiam influir na ocorrência destes agravos. Separá-las todas para determinar o efeito isolado de queimadas é bastante difícil e demanda o desenvolvimento de metodologias de pesquisa específicas para cada caso. Em vista disso, neste capítulo estaremos nos restringindo aos principais efeitos da poluição atmosférica da baixa troposfera à saúde, causados por queimadas. Mesmo assim, estes estudos também são bastante escassos e isolados, de modo que teremos de nos ater a algumas pesquisas realizadas tanto no exterior quanto no Brasil, e a inferências de potenciais riscos à saúde a partir de dados de medições de poluentes atmosféricos feitas em diferentes locais durante queima de biomassa.

Emissões atmosféricas.

Queimada é uma combustão incompleta ao ar livre, e depende do tipo de matéria vegetal que está sendo queimada, de sua densidade, umidade etc., além de condições ambientais, em especial a velocidade do vento. Por ser uma combustão incompleta, as emissões resultantes constituem-se inicialmente em monóxido de carbono (CO) e matéria particulada (fuligem), além de cinza de granulometria variada. Resultam também dessa combustão compostos orgânicos simples e complexos representados pelos hidrocarbonetos (HC), entre outros compostos orgânicos voláteis e semivoláteis, como matéria orgânica policíclica - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dioxinas e furanos, compostos de grande interesse em termos de saúde pública, pelas características de alta toxicidade de vários deles. Como nas queimadas a combustão se processa com a participação do ar atmosférico, há também emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), em especial o óxido nítrico (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), formados pelo processo térmico e pela oxidação do nitrogênio presente no vegetal. Além das emissões diretas (poluentes primários), ocorrem na atmosfera reações entre essas emissões e vários outros compostos presentes no ar, como as reações fotoquímicas com importante participação da radiação ultravioleta do sol, resultando em compostos que podem ser mais tóxicos que os seus precursores: o ozônio (O3), os peroxiacil nitratos (PAN) e os aldeídos. Dióxido de enxofre também é emitido, pois apesar de que em quantidades muito pequenas, o vegetal contém enxofre.

O objetivo deste trabalho é de relatar alguns dos efeitos nocivos á saúde humana, causados pelos diversos poluentes atmosféricos. Você que irá ler esta matéria tens conhecimento das causas e as conseqüências dos problemas respiratórios na saúde humana?... Você sabe que a poluição na atmosférica pode trazer grandes danos à saúde humana?... Então vamos conhecer um pouco sobre poluição na atmosférica e quais as causas e conseqüência respiratória na saúde humana!...

Problema Respiratório: Os problemas respiratórios representam importantes causas de mortalidade na distribuição das doenças no Brasil. Uma das principais causas de acometimento respiratório é a poluição atmosférica, dentre outros fatores biológicos, ambientais, econômicos ou sociais. A poluição atmosférica pode trazer danos à saúde manifestados de diferentes formas.

Objetivo: Esse trabalho tem objetivo de demonstrar alguns dos efeitos nocivos à saúde humana, causados pelos diversos poluentes atmosféricos. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico, com auxilio do MEDLIM, a respeito dos principais poluentes atmosféricos e suas conseqüências na saúde humana. Resultados: A exposição à poluição ambiental é uma das grandes causas de doenças respiratória crônica, sendo maior causa de exacerbação de asma e de doença pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), influenciando o aparecimento de doenças respiratórias que incluem o aumento da insuficiência respiratória aguda, inflamação e irritação de brônquios e diminuição da função pulmonar. Conclusão: Esses poluentes lançados na atmosfera sabidamente causam sérios distúrbios respiratórios, inclusive com a necessidade se recorrer a atendimento hospitalar e ambulatorial. A estreita relação entre problemas respiratórios e a concentração de poluentes atmosféricos deveria significar uma preocupação cada vez maior para os administradores das políticas publicas, não apenas da área da saúde, mas, também, do ambiente e planejamento econômico social.

Palavras Chaves: Poluentes atmosféricos, distúrbio respiratórios, morbidade respiratória, mortalidade respiratória. Uma das principais causas de acometimento respiratório é a poluição atmosférica, dentre outros fatores biológicos, ambientais, econômicos ou sociais. As emissões de poluentes produzidas pela indústria, transporte, atividades domesticas, gerenciamento de dejetos e agricultura se concentra no ambiente, tanto no ar, quanto na água, nos alimentos e no solo. Aliadas a essas fontes poluidoras, as atividades humanas contribuem também para exposição do homem, provocando efeitos á saúde que pode ser sub-clinicos, com morbidade ou até mesmo mortalidade. Dentre os problemas de saúde gerados por essa exposição do homem no espaço urbano, os agravos respiratórios ocuparam a segunda de morbidade no Brasil, em 2000. Diversos fatores podem estar associados aos distúrbios respiratórios, destacando-se dentre esse, a qualidade do ar. Sabe-se que a poluição atmosférica pode trazer danos manifestado de diferentes formas. A exposição total diário de um individuo aos poluentes atmosféricos é a soma dos contatos com os poluentes ao longo de diversas fontes durante todo o dia (em casa, na comunidade, nas ruas e etc.). Pode ser estimada como sendo o produto da concentração do poluente em questão e o tempo gasto em cada exposição. A concentração é considerada como a constante durante o tempo em que as pessoa é exposta ao poluente. Exposição não deve ser confundida com dose, ou seja, com a quantidade de poluentes absorvidos. Tipos e concentrações de poluentes variam em ambientes internos e externos, de região para região e alguns poluentes são difundidos para grandes áreas.

Concentrações de diferentes elementos químicos, biológicos ou radioativos fora dos limites de tolerância dos organismos vivos têm sido associadas á morbidade e mortalidade humana em muitas partes do mundo. Um outro fator importante a ser analisado é a temperatura, pois tem influencia na saúde e pode representar um dado de confusão ao se examinar os efeitos da poluição do ar. Uma estreita relação entre temperatura ambiente e saúde é observada, pois ocorre um aumento de mortalidade em dias muito frio ou muito quente. A qualidade do ar torna-se pior nos meses de inverno, pois a dispersão dos poluentes é prejudicada. Em regiões de clima temperado, os efeitos da queda de temperatura são mais marcantes do que em paises muito frio. Em dias quentes, há o aumento do volume inalado, em conseqüência da quantidade de poluentes inalados. Os padrões de exposição pessoal podem variar em dias quentes, por se passar mais tempo em atividades ao ar livre e pela possibilidade de abrir e arejar as moradias, propiciando a diminuição da inalação de poluentes típicos de ambientes fechados. Aspectos demográficos também devem ser considerados ao ser analisar a concentração de poluentes atmosféricos. Os idosos demonstram aumento da susceptibilidade ao ar poluído devido a mecanismo de defesas fisiológicos reduzidos, diminuição das reservas fisiológicos e aumento da prevalência de doenças. As crianças muito pequenas também possuem mecanismo de defesas não totalmente maduro, aumento das taxas de ventilação por unidade de massa corporal e tendência para passar mais a hora ao ar livre do que os adultos, se exposto, portanto, mais aos poluentes. Alem disso, doenças que produzem estreitamento das vias áreas, redução da superfície dos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas e o aumento das taxas de inalação perfusão tornam os indivíduos mais susceptíveis aos efeitos dos poluentes atmosféricos. Baixas concentrações de poluentes atmosféricos estão associados a menores aumentos na mortalidade diária. Estudos recentes em três continentes demonstraram que óbitos diários e admissões hospitalares diárias estão associados com baixos níveis de poluentes doa ar. A exposição a poluição ambiental é uma das grandes causas de doenças respiratórias crônicas, sendo a maior causa de exacerbação de asma e de "doenças pulmonares obstrutivas crônicas" (DPOC), influenciando o aparecimento de doenças respiratórias que incluem o aumento da insuficiência respiratória aguda, inflamação e irritação de brônquios e diminuição da função pulmonar. A poluição ambiental também esta associado a uma grande variedade de efeitos adversos na saúde das crianças como: aumento da mortalidade em regiões altamente poluídas, aumento generalizado da mortalidade infantil, aumento da mortalidade pulmonar aguda, agravamento da asma como ficou demonstrado no aumento de consulta ou admissões em unidades de emergência hospitalar, aumento de sintomas infantis predominantemente respiratórios, episódios infecciosos de longa duração, diminuição da função pulmonar relacionada ao aumento da poluição atmosférica, aumento de falta escolares ou no maternal.

Chumbo.

As partículas de chumbo são inaladas como material particulado (MP2. 5) e depositado nos pulmões. Os gases industriais que contem chumbo e seus sais têm densidade elevada, portanto só os gases transportam esses elementos por alguns poucos quilômetros, ocorrendo rapidamente a sedimentação destes compostos. Os veículos a gasolina propagam mais o elemento chumbo, podendo espalhar a contaminação num raio de até 100m de distancia nas estradas. A doença causada por intoxicação do chumbo é chamado saturnismo. Esse metal ao afetar o sangue causa anemia e degeneração das hemaceas. No sistema nervoso, observa-se neurites nos adultos e encefalopatias em crianças. Ao acometerem os rins, lesam os túbulos proximais; no aparelho digestivo, o dano causa dores violentas em cólicas. Os acometimentos renais, neurites e cólicas abdominais só se manifestam após doses altas de chumbo, geralmente na população adulta. O chumbo absorvido pelos pulmões ou por via digestiva tem efeito cumulativo, ou seja, são depositados gradativamente até atingir um valor que desencadeie doenças, com tendência, portanto de acumulo nos dentes e ossos.

{mospagebreak} 

Material Particulado (MP)

Os efeitos do Material Particulado variam em função da natureza química e de seus diâmetros.

O tamanho da partícula interfere no local e na distribuição nas vias aéreas. As partículas grossas se depositam na porção superior das vias aéreas enquanto as menores são depositada no trato respiratório inferior, podendo atingir alvéolos pulmonares. Quanto menor o tamanho das partículas, maior será o efeito sobre a saúde, causando conseqüências em pessoas com doença pulmonar, asma e bronquite, aumento de atendimento hospitalar e mortes prematuras. As partículas sólidas podem acometer os pulmões, ocasionando pneumoconiose, que é a doença pulmonar causado por inalação de poeira. Substancias tóxica e carcinogênicas podem ser adsorvidas no Material Particulado. O MP é o mais eficiente transportador de poluentes atmosféricos para o interior do arganismo. A exposição crônica ao material particulado tem sido associado ao aumento nos índices de bronquites e doenças respiratórias, com diminuição da função pulmonar e aumento do risco de contrair câncer pulmonar. Uma associação positiva significativa pode ser observada entre morbidade e níveis elevados de Material Particulado, especialmente em dias quentes. Morar em área onde a concentração de Material Particulado é elevada esta associado a alta taxas de mortalidade e, embora sem significado estatístico, ao aumento de câncer pulmonar. Os sinais e sintomas agudos incluem a restrição de atividades, perda de dias letivos e de trabalho, doenças respiratória, exacerbações de asma e de DPOC. Observações clinicas mostraram diminuição a função pulmonar, diminuição da variabilidade de batimentos cardíacos, aumento de hospilizações, elevações das taxas de mortalidade por problemas cardíacos e respiratórios. Os idosos (65 anos ou mais) e os portadores de doenças cardíacas e pulmonares constituem um grupo de risco particular. Foi confirmada a associação clinica entre a poluição crônica por Material Particulado e a bronquite, tosse crônica, doenças respiratórias, exacerbações de PDOC e asma, diminuição da longevidade e câncer pulmonar. Possivelmente, também, há relação entre Material Particulado e criança de baixo peso, retardo de crescimento intra-uterino e morte de recém nascido. Os efeitos da saúde podem ser observados muitos dias após o pico de exposições ao material particulado, podendo ser detectado muitas semanas após o episodio de poluições atmosféricas. Em elevadas concentrações de MP, a mortalidade pode ocorrer mesmo que o tempo de exposição seja pequeno. Um numero maior de internação hospitalar e/ou óbitos por distúrbios pulmonares, doenças cérebros-vasculares, bronquite, pneumonia e asma ocorre em dias em que há aumento de Material Particulado no ar. Neste mesmo sentido, também foi encontrada significativa associação entre visita aos serviços de emergência por asma em indivíduos menores de 18 anos e MP 10, MP menores que 1.0 um de diâmetro e Monóxido de Carbono (CO). Podem, não foi observada associação significativa com NO², SO² ou O3 e aumento de visitas na emergência por asma.

Dióxido de Enxofre (SO²).

O SO² apresenta alta reatividade, distribuindo-se de forma não uniforme ao longo do trato respiratório. Para pequenos a moderados volumes e respiração nasal, a penetração nos pulmões é mínima. Para grande volumes e inalação oral, os brônquios segmentais são afetados, havendo queimas das vias respiratórias, os tecidos sofrem inflamação, hemorragia e necrose.

Os danos causados à saúde humana pelo SO² estão associados à sua solubilidade nas paredes do trato respiratório. Ele se dissolve na secreção úmida, chegando ás vias inferiores, provocando espasmo dos brônquios, mesmo em pequenas concentrações. Em quantidades maiores há irritação em todo o sistema respiratório, trazendo danos aos tecidos do pulmão. Com a presença do SO² há o gravamento de doenças respiratórias pré-existentes o que também contribui para o seu aparecimento. Ao lesar o aparelho muco-ciliar o SO² causa a traqueobronquite crônica, cujo portador fica predisposto a infecções respiratórias. Pessoas asmáticas ou alérgicas podem ser 10 vezes mais reativas do que indivíduos sadios. Em idosos exposto a baixa concentração de SO² tem sido associados aumento da morbidade cardiovascular. A exposição a alta concentrações de SO² causa doença respiratória, alterações na defesa pulmonar e agravamento de doença cardiovascular já existente. As populações mais susceptíveis a este poluente são as crianças, idosos, asmáticas, doenças cardiovasculares, pneumopatas crônicas, como bronquiticos e enfisema tosos. O SO² causa também irritação nos olhos, nariz e garganta. Após uma exposição a doses elevadas de SO² pode ocorrer doença obstrutiva crônica; níveis menores podem causar exacerbações de asma em pessoas que se exercitam. Os poluentes ambientais do tipo SO² e, menos significativamente, o MP alteram peso de recém-nascidos e podem levar ao parto prematuro. Os efeitos mais importantes ocorrem no primeiro trimestre da gestação e não são alterados por fatores sócio-economico ou mês de nascimento. Importante associação foi observada entre tose e sintomas respiratórias em vias aéreas superiores e inferiores e dióxido de enxofre, ozônio e material particulado.

Ozônio (O³)

Em estudos realizados na cidade do México para averiguar efeitos da poluição atmosférica e comprometimento pulmonar da criança asmática foi demonstrado haver associação entre níveis aumentados de Ozônio e Material Particulado e presença de sintomas respiratórios tais como: tosse, produção de muco e dificuldade respiratória.

O O³ pode causar sintomas irritativos nas vias aéreas superiores e inferiores, aumentar a resposta brônquica à alergia, aumentar o numero de hospitalizações por asma e doenças respiratórias. As doenças induzidas pelo O³ são as conjuntivites, irritação das vias aéreas superiores, tosse, falta de ar, diminuição do volume respiratório, náuseas, mal estar e dor de cabeça. Devido ao Ozônio, a função pulmonar é variavelmente debilitada e a capacidade de difusão pulmonar pode diminuir. A população de risco inclui os asmáticos, os pneumopatas crônicos, os que têm atividade ao ar livre por longos períodos tais como atletas, crianças, policiais, trabalhadores rurais e da construção civil entre outras. Tipicamente, após a exposição, os sintomas aumentarão gradualmente nas primeiras horas, acalmando entre 1 ou 2 dias. Ao investigar a inflamação nasal em escolares e sua subseqüente adaptação ambiental após exposição ao Ozônio, foi observado que ocorre uma inflamação aguda na mucosa nasal após o primeiro aumento nos níveis de O³ que acontece na primeira, porem, uma possível adaptação da mucosa nasal se da no verão, independentemente da constante elevação nos níveis desse poluente. Como efeitos gerais sobre a saúde, o Ozônio causa irritação nos olhos e vias respiratórias, diminuição da capacidade pulmonar, com agravamento das doenças respiratórias como asma e efeitos tóxicos em superfícies aéreas de pequeno calibre. O ser humano exposto a alta concentração de O³ pode apresentar tosse, chiado ma respiração e uma dor no peito peculiar na região subesternal, comumente arrebatadora ou de caráter de queimação, que aumenta gradualmente em intensidade na inspiração e declina na expiração. Ao submeter a baixa e longas exposição, o O³ causa envelhecimento precoce e reduz a capacidade de resistência às infecções respiratórias.

Dióxido de Nitrogênio (NO²).

Cada vez mais crianças menores de 5 anos são internadas para tratamento de asma em dias de alta concentrações de dióxido de Nitrogênio (NO²). Nesses dias também o aumento de tosse crônica noturna em área poluída. Ao ser investigada a relação entre níveis de poluição do ar e sintomas respiratórios em DPOC, em uma cidade da Nova Zelândia, com baixo índice de poluição, foi relatado o aumento de sintomas torácicos noturnos associados ao aumento de concentração de MP e uma associação frágil entre níveis de SO² e irritação açular. A exposição do ser humano ao NO² faz aumentar a sensibilidade de asma e á bronquite, baixa a resistência ás infecções respiratórias e ao penetrar no organismo pode levar a processos carcinogênico. Prova lesões celulares e, em intoxicações mais graves, pode ocorrer edema pulmonar, hemorragias alveolares e insuficiência respiratória. Causam traqueites, bronquites crônicas, enfisema pulmonar e broncopneumonias químicas ou infecções. Os efeitos da poluição do ar na renite alérgicas são incertas e sugere que os poluentes atmosféricos causam um aumento nos sintomas da renite, irritando as mucosas da população em geral, não somente de indivíduos predispostos. Os efeitos da poluição do ar em indivíduos asmáticos forma relacionados: diminuição da função pulmonar, aumento da hiperreatividade brônquica, aumento das visitas a setores de emergência e das admissões hospitalares, utilização maior de medicamento, relato aumentado de sintomas, variações inflamatórias, interação entre poluição do ar e alergenos e variação no sistema autoimune. Não há duvida de que a poluição atmosférica esta associada ao agravamento da asma.

Monóxido de Carbono (CO).

O principal efeito do CO na saúde este associado á capacidade de transporte de O² pela hemoglobina. A hemoglobina, também chamada ou eritrócito, combina-se com o O² com uma afinidade de 200 vezes maior do que se combina com o O². Ao formar a carboxiemoglobina, com composto resultante da reação da hemoglobina com o CO, a possibilidade do O² ser transportado pela hemoglobina ás células do organismo é reduzida. O CO após se combinar com a hemoglobina exerce efeito tóxico nos capilares pulmonares. Portanto nos pulmões a hemoglobina troca CO² por O² e nos tecidos a troca é inversa, O² por CO². A exposição de Monóxido de Carbono pode causar dor de cabeça, fadiga e sintomas iguais ao da gripe, efeitos cardíacos diversos que incluem a diminuição da capacidade de se isquêmicas e angina em um período pequeno após o inicio dos exercícios. A tolerância ao exercício também é reduzida em portadores de DPOC, em conseqüência da queda da eliminação de CO. As manifestações neurológicas são mudadas na percepção visual e doenças vasculares periféricas, assim como também os DPCO são os mais susceptíveis aos efeitos do CO. O impacto da saúde publica causado pela poluição do ar foram estimadas na Áustria, França e Suíça. Concluiu-se que, apesar de riscos individuais serem relativamente pequenos, as conseqüências para saúde publicam são consideráveis. A poluição causada por trafego de veículos deve sofrer uma ação por parte dos órgãos de saúde publica na Europa no sentido de controlá-la. A exposição aguda à poluição aérea esta associada ao aumento nos sintomas respiratórios, muitas vezes inespecificos e não severos, em crianças saudáveis, aumento o numero de internações hospitalares de crianças asmáticas, assim como diminui sua função pulmonar. A prevalência de doenças das vias aéreas inferiores expostas aos poluentes ambientais nas cidades da Grande São Paulo, Piracicaba, Tupã e Batatais foi demonstrada. Os maiores comprometimentos relacionados à asma, bronquite e pneumonia alem do maior absenteísmo escolar ocorrem em Piracicaba, cidade poluída pela queima de cana-de-açúcar.

Distúrbios Respiratórios

Esses poluentes lançados na atmosfera sabidamente causam sérios distúrbios respiratórios, inclusive com a necessidade se recorrer a atendimento hospitalar e ambulatorial. Assim, a estreita relação entre problemas respiratórios e a concentração de poluentes atmosféricos deveria significar uma preocupação cada vez maior para os administradores das policias publicas, não apenas da área da saúde, mas também, do ambiente e planejamento econômico e social.

Poluição do ar e doenças respiratórias!...

Os estudos têm adotado o quadro conceitual da avaliação da exposição humana. A exposição consiste em contato entre a pessoa e uma concentração específica de contaminaste ambiental, num determinado período de tempo (Cxt). A presença de um poluente no ar é evidência da exposição humana. A exposição pessoal é a presença de um poluente na zona de respiração de um indivíduo. Dose inalada ou potencial é o produto da concentração do poluente no ar e o volume de ar inspirado. Tais conceitos têm implicações sobre a saúde. A exposição total de um indivíduo dependerá do tempo despendido em diferentes microambientes e nos padrões de atividade. Por exemplo, exercícios aeróbicos podem levar a uma maior dose inalada; crianças também recebem dose potencialmente maior que os adultos porque aquelas apresentam maior ventilação por massa corporal que estes e geralmente são mais ativas e passam mais tempo em áreas externas. Estudos com exposição humana controlada são realizados para caracterizar as reações de crianças e adultos normais, ou de subgrupos específicos (asmáticos cardíacos etc.) aos poluentes. Eles podem envolver grupos pequenos e homogêneos que inalam poluentes usando uma máscara, ou respiram normalmente numa câmara ambiental. Esse tipo de estudo provê evidência de efeitos agudos à saúde causados por um componente específico ou por uma mistura de poluentes. Permite também a identificação de pessoas mais sensíveis. Esses métodos apresentam limitações por ser muito difícil reproduzir-se num laboratório todas as condições do ar ambiental; poderem caracterizar somente um número restrito de dose-resposta agudas e subcrônicas; serem impraticáveis para estudos de longo prazo; requererem recursos e infra-estrutura consideráveis; apresentarem problemas éticos.

Estudos Epidemiológicos.

Tais estudos avaliam a associação entre a exposição em diferentes níveis de poluição e os efeitos à saúde de uma dada comunidade, e têm dois objetivos: comparar alterações temporais nas condições do ar com flutuações nas taxas de mortalidade ou morbidade. Neste caso, os estudos têm enfocado sobre tudo efeitos em curto prazo. Em geral, episódios críticos de poluição do ar têm sido correlacionados com admissões hospitalares, consultas médicas, faltas à escola ou ao trabalho, ou dados de mortalidade; avaliar efeitos em longo prazo, comparando dados de mortalidade e morbidade de áreas com diferentes níveis de poluição do ar. Estes estudos têm se baseado em medição da função respiratória, em raios X, ou em questionários e entrevistas feitas em uma amostra selecionada da população envolvida. Os estudos continuam buscando metodologias que eliminem todos os outros fatores passíveis de causar ou agravar doenças respiratórias, que podem interferir nos resultados: diferenças sociais, hábito de fumar, tempo de residência ou de permanência na área poluída, susceptibilidade individual, fatores psicológicos e emocionais, história prévia de doenças etc. É importante ressaltar que, desde 1970, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas e testadas para estudos epidemiológicos e toxicológicos neste campo, incluindo o uso de modelos estatísticos para relacionar sintomas respiratórios de asmáticos com níveis de poluentes no ar, condições climáticas etc. Também, datam desse período os estudos pioneiros sobre efeitos à saúde dos poluentes fotoquímicos e efeitos à saúde de populações de risco: aquelas com doenças respiratórias e cardiovasculares, anêmicas, bebês e idosas. Tais estudos visam a estabelecer parâmetros para proteger a saúde em ambientes internos e externos. Relatório da Organização Mundial da Saúde indicou que a exposição humana pode se dar por inalação, ingestão ou contato com a pele, mas a inalação pode ser considerada a via mais importante e mais vulnerável. Alguns países em desenvolvimento com problemas agudos de má qualidade do ar nas cidades também começaram a realizar estudos sobre efeitos da poluição do ar à saúde nos anos 70. Exemplos são aqueles desenvolvidos nas áreas metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, no Brasil, e na Cidade do México. Nos países em desenvolvimento o foco tem sido para poluentes de origem industrial e veicular. Neles, igualmente, os estudos dos efeitos dos poluentes derivados de queimadas são praticamente inexistentes. No próximo tópico são apresentados os principais efeitos adversos à saúde humana de poluentes específicos, apesar de se reconhecer a ocorrência de poluentes.

Principais efeitos na saúde humana dos poluentes emitidos por queima de biomassa.

Efeitos à saúde do material particulado.

Dependendo da origem, da composição química e do tamanho da partícula, o efeito do material particulado é diferente. As partículas maiores (5 a 30µm de diâmetro) depositam-se, pelo impacto da turbulência do ar, no nariz, na boca, na faringe e na traquéia. Partículas de 1 a 5µm, geralmente depositam-se por sedimentação na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos. Partículas com menos de 1µm de diâmetro, em geral depositam-se por difusão nos pequenos bronquíolos e alvéolos. A meia-vida biológica das partículas varia de alguns dias a vários anos, dependendo de sua composição. Partículas solúveis podem se dissolver no catarro e, neste caso, serão provavelmente eliminadas por expectoração ou engolidas e removidas pelo sistema digestivo. Nos alvéolos elas podem se dispersar nos sistemas linfático ou sangüíneo e ser removidas dos pulmões. A remoção de partículas insolúveis não é bem conhecida. O transporte mucociliar e a conseqüente remoção das partículas podem ser afetados pelo hábito de fumar, por infecção aguda do sistema respiratório, por doença pulmonar obstrutiva crônica e por inalação de dióxido de enxofre. Todos os estudos sobre emissões atmosféricas produzidas por queimadas têm indicado o material particulado como um dos mais impactastes, sobretudo o particulado inalável. Dentre os efeitos detectados em inúmeras pesquisas realizadas por variadas metodologias, em diferentes locais e países sobre concentrações de material particulado inalável (PM10) acima das recomendações, encontrou-se aumento de sintomas respiratórios em crianças, aumento de doenças respiratórias em crianças, diminuição da função pulmonar em crianças, aumento da mortalidade em pacientes com doenças cardiovasculares e/ou pulmonares, aumento e piora dos ataques de asma em asmáticos, aumento de casos de câncer devido a efeitos de partículas cuja composição química contém componentes carcinogênicos. Estudos realizados nas últimas décadas têm demonstrado que o material particulado em suspensão pode causar efeitos, mesmo em níveis abaixo dos padrões de qualidade do ar que têm sido fixados em vários países desenvolvidos, e também no Brasil. Estudos epidemiológicos realizados em regiões urbanas, ou seja, para o particulado em suspensão nessas áreas têm sido incapazes de definir um nível abaixo do qual não haja ocorrência de efeitos à saúde humana. Esse material particulado urbano tem na sua constituição produtos da combustão incompleta em veículos automotores, fornos, caldeiras etc. Aumento da mortalidade, aumento da admissão hospitalar, maior uso de broncodilatadores, exacerbação de sintomas, tosse, diminuição do pico do fluxo expiratório, estão diretamente associados à concentração de material particulado, conforme mostram as equações a seguir.

{mospagebreak} 

Veja como funciona nosso sistema de respiratório!

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.


Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobra chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.

A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de "lingüeta" de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.


Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.

 

 

 

Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.

Você pode ver a importância de nossos aparelhos respiratórios e como funcionam, para que eles funcionam bem, é preciso que o ar esteja limpo, puro, sem poluição na atmosfera e sem contaminação no ar pelas indústrias e empresas poluentes contaminando todo o sistema atmosférico e elevando cada vez mais o aquecimento global, é preciso que as autoridades governamentais do mundo inteiro façam alguma coisa, para salvar a natureza e a biodiversidade, mas você pode ver como é importante a nossa respiração, você pode ver pelos os quadros acima, sobre o funcionamento de nosso sistema respiratório, não só a poluição das indústrias, os veículos que são as causas da poluição na atmosfera, as queimadas também tens um objetivo na contribuição da poluição na atmosfera, trazendo doenças graves na população e quem mais sofre com todo este mau, são crianças e idosos, que hoje lotam os hospitais e clinicas com problemas de respiratórios crônicos.

Artigo 226, da Constituição Federal de 1988.

"Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e próximas gerações".

É preciso estar atentos na qualidade do ar que respiramos!
{mospagebreak}

Qualidade do Ar!

Poluente do ar: qualquer material presente no ar e que pela sua concentração possa tornar este ar impróprio, nocivo ou ofensivo a saúde, inconveniente ao bem estar público, danoso aos materiais, a fauna e a flora, ou prejudicial a segurança, ao uso e gozo da propriedade e as atividades normais da comunidade.

Poluentes Primários: originados diretamente das fontes de emissão.

¬Poluentes secundários: formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e constituintes naturais da atmosfera.

Substâncias poluentes do ar:

  • Compostos de enxofre;
  • Compostos de nitrogênio;
  • Compostos orgânicos de carbono;
  • Monóxido e dióxido de carbono;
  • Compostos halogenados;
  • Material particulado.

Principais fontes poluição

  • Cigarro
  • Atividade Industrial
  • Queimadas
&  bull; Automóveis e Caminhões
Emissão de pó e a saúde humana.

Causas de efeitos adversos do pó:

  • Capacidade do sistema respiratório de remover as partículas no ar inalado, retendo-as nos pulmões;
  • Presença, nas partículas, de substâncias minerais que possuam propriedades tóxicas;
  • Presença de partículas de compostos orgânicos, que possuem propriedades carcinogênicas;
  • Capacidade das partículas finas de aumentar os efeitos fisiológicos de gases irritantes também presentes no ar, ou de catalisar e transformar quimicamente estes gases, criando espécies mais nocivas.

Vejamos suas estatísticas das Principais Fontes de Poluição
e Principais Poluentes

O que é pó?

Pó: conjunto de partículas sólidas, comuns da atmosfera, provenientes das mais variadas formas, provindas por forças naturais, como: vento, erupções vulcânicas ou terremoto e atividades humanas, por processos que incluem: moenda, demolição, escavamentos, peneiramento. O pó pode ser de origem mineral, vegetal ou animal.
Arbitrariamente: 0,1 < dp < 100 µm.

Fenômeno de emissão de pó é recente?

Descrição de termos para partículas atmosféricas

"Doenças Respiratórias"

Uma das causas que traz as doenças respiratórias na população é a poluição da atmosfera, podemos observar abaixo as causas principais das doenças respiratórias que afetam milhares de cidadãos no mundo inteiro:

Saiba o que são exemplos, causas, principais doenças respiratórias na população!...

Gripe: uma das doenças mais comuns que afetam o sistema respiratório

Definição

Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares). As enfermidades do sistema respiratórios mais freqüentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia. As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças. Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.


Pulmões - Sistema respiratório, doenças pulmonares, respiração

Pulmões

Funcionamento dos pulmões, doenças pulmonares, sistema respiratório, funções, brônquios, respiração.


Foto mostrando o interior
de um pulmão saudável!

Introdução:

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório dos seres humanos. Possuímos um par de pulmões, localizados um de cada lado do tórax, na região interior da cavidade formada pelas costelas. Estas servem de proteção para os pulmões.

Funções, respiração e doenças Pulmonares.

A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração. Os pulmões estão envolvidos pela pleura. Quando ocorre uma inflamação da pleura, chamamos a doença de pleurisia. Já quando ocorre a inflamação dos pulmões de um indivíduo, o nome da doença é pneumonia. Esta, se não for bem tratada, pode levar uma pessoa à morte. O caminho do ar em nosso organismo é bem complexo. Quando respiramos, o ar entra pela boca, passando em seguida pela traquéia (grande tubo condutor) e depois por outros pequenos tubos chamado brônquios. São os brônquios que levam o ar para todas as regiões pulmonares. A entrada e saída de ar pelos pulmões são controladas por um movimento involuntário (controlado pelo cérebro) do nosso corpo. Através dos movimentos executados pelos músculos peitorais e pelo diafragma, os pulmões aumentam e diminuem de tamanho. Através destes movimentos o ar entra e sai dos pulmões. Os pulmões dos seres humanos são compostos por uma espécie de tecido esponjoso, repleto de pequenas cavidades. Estas cavidades são atravessadas por vasos sanguíneos.

Observação importante

- O fumo danifica, com o passar do tempo, os pulmões. Muitos fumantes desenvolvem várias doenças no sistema respiratório, provocadas pelo tabagismo. A doença mais grave e comum entre os fumantes é o câncer de pulmão.

{mospagebreak} 

Poluição do ar

Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição, combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica.

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência. Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio têm mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

 

Rinite Alérgica

O que é sintomas, causas, tratamento, ácaro, prevenção.

Ácaro: um dos principais
causadores da renite alérgica.

Introdução

É praticamente impossível vivermos sem a presença dos ácaros, no entanto, ela pode ser amenizada a partir do momento em que medidas importantes para reforçar a higiene do meio em que vivemos são adotadas.

Entendendo a Rinite Alérgica

Estas medidas podem ser as remoções de carpetes de dentro de casa, retirar o pó de sobre os móveis e também do chão, utilizando sempre um pano umedecido em água. É importante também trocar as roupas de cama pelo menos uma vez por semana, manter os ambientes sempre arejados, as janelas abertas para permitir a entrada dos raios solares dentro de casa, principalmente dentro do quarto, pois este, é o local onde costuma ter uma maior concentração de ácaros. Além disso, é importante colocar o colchão em contato direto com o sol sempre que possível, além de trocá-lo de lado, pelo menos, a cada quinze dias. Os travesseiros também devem ser expostos ao sol sempre que possível, os mais indicados aos alérgicos são os de poliéster. As medidas acima, são apenas algumas das muitas que podem ser adotadas para diminuir a concentração deste aracnídeo, responsável pela maior parte das crises de rinite alérgica. Além do ácaro, outros fatores também podem desencadear os sintomas da rinite alérgica, tais como: cheiro de perfume e de produtos de limpeza, fungos, o contato com a poluição, alguns tipos de alimentos, fumaça de cigarro, etc. Para o alérgico, a principal medida a ser tomada, é evitar, o máximo possível, o contato com as substâncias desencadeadoras de sua alergia.

Gripe Aviária ou Gripe do Frango

Características, o vírus H5N1, primeiros casos da doença, sintomas, formas de contagio, os hospedeiros, possibilidades de epidemia, a doença nos seres humanos e nas aves, casos de epidemia na Ásia, cura, vacinas e remédios.

Imagem do vírus H5N1: o causador da gripe aviária

A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, gripe dos pássaros ou gripe asiática é uma doença típica das aves. Esta enfermidade, em função de suas características, pode ser transmitida das aves para certas espécies de mamíferos como, por exemplo, o gato doméstico e o ser humano. Até o momento, existem poucos indícios de que a doença pode ser transmitida de humano para humano.

Esta enfermidade é causada pelo vírus influenza aviária H5N1 (da mesma família dos vírus que provocam a gripe comum). A gripe aviária foi identificada pela primeira vez no final do século XIX, na Itália. Na ocasião, ganhou o nome de doença da Lombardia (região italiana). Porém, foi somente no ano de 1955 que ela foi descrita como uma doença provocada pelo vírus da família Influenza A. As aves aquáticas são hospedeiras naturais deste tipo de vírus, não apresentando sintomas. É no continente asiático, principalmente na China, que a doença alastra-se com mais rapidez na atualidade. Em Hong Kong, no ano de 1997, 18 casos foram relatados, apresentando quadros graves de complicações respiratórias. Neste caso, uma simples epidemia, causou a morte de 33% das pessoas contaminadas, ou seja, um alto índice de mortalidade para uma doença. Este fato tem levado as autoridades de saúde de diversos países a tomarem precauções importantes, a fim de evitarem uma epidemia de grandes proporções. O vírus também leva a morte rápida grande parte de espécies de aves. As maiorias dos animais morrem 24 horas após o contágio. Muitos produtores de frangos, gansos, patos e aves em geral podem perder toda a produção em questão de poucos dias, caso as aves contaminadas não sejam identificadas e sacrificadas. Os prejuízos comerciais e financeiros provocados por esta doença podem ser altíssimos, inclusive prejudicando a produção de carne de aves e ovos no mundo todo, em caso de uma epidemia de grandes proporções. O medo de que a doença saia do continente asiático, espalhando-se pelo mundo é grande, pois o pato selvagem, hospedeiro natural da doença, pode disseminar o vírus durante a fase migratória. Esta espécie de pato é mais resistente a enfermidade e raramente apresenta sintomas, fato que dificulta a identificação das rotas de transmissão.

Formas de contágio em seres humanos:

- Contato direto com secreções de aves infectadas pela influenza aviária H5N1;
- Através do ar;
- Água, alimentos e roupas contaminadas.

Sintomas da gripe aviária em seres humanos:

- Febre alta
- Dores musculares
- Dificuldades e problemas respiratórios
- Ressecamento da garganta.

As pesquisas na área de medicina ainda não resultaram num remédio capaz de curar uma pessoa com esta doença. Alguns remédios servem para diminuir a intensidade da doença e evitar contágios. Várias vacinas estão em fase de testes em diversos laboratórios espelhados pelo mundo. Importante: Somente um médico, através de exames detalhados e específicos, está capacitado a identificar se uma pessoa está com a gripe aviária. Os sintomas deste tipo de doença são semelhantes ao de uma gripe comum. Portanto, qualquer pessoa ao apresentar tais sintomas deve procurar auxílio médico.

{mospagebreak}

Conclusão:

Assim, uma vez que houver um dano permanente ao sistema de defesa respiratória, o indivíduo estará sempre sujeito as infecções das vias respiratórias e dos pulmões. O NO2, tal como os gases irritantes em geral, é capaz de induzir alterações permanentes ao organismo, especialmente ao sistema respiratório.

Dióxido de Enxofre:

No ar de São Paulo há, relativamente, pouco dióxido de enxofre (SO2). Felizmente! Trata-se de um gás amarelado, com o odor característico do enxofre e terrivelmente irritante.

Porquê?...

O problema é que, em contato com superfícies úmidas, transforma-se em ácido sulfúrico. A reação é simples:

SO2 + H2O ---> H2SO3 (ácido sulfuroso)

Para chegar a ácido sulfúrico só falta um átomo de oxigênio, que é facilmente obtida da atmosfera, pois nela não faltam substâncias oxidantes e, nem mesmo, oxigênio livre. A reação continua assim:

HO2SO3 + O ---> H2SO4 (ácido sulfúrico)

A intoxicação aguda e fatal por SO2 simplesmente queima as vias respiratórias, desde a boca e o nariz até aos alvéolos. A destruição é marcada por inflamação, hemorragia e necrose dos tecidos. Esta situação dramática não ocorre, nem mesmo quando se queima o pior tipo de óleo diesel com os mais altos teores de enxofre, pois a quantidade de SO2 é pequena. As quantidades de SO2 lançados no ar, sobretudo pelos canos de escapamentos de ônibus e caminhões, provocam irritações discretas, mas importantes ao longo prazos. Se o nível do gás for alto, como quando a CETESB decreta atenção, as pessoas sentem ardência nos olhos, nariz e garganta e, por vezes, tossem. (E' evidente que na situação real há uma somatória de efeitos com outros gases, mas, agora, por razões de clareza, ignoraremos esse fato.) Nas situações habituais do centro de São Paulo (!), em que o ar é apenas inadequado, não há sintomas, porém as quantidades ínfimas de SO2 liberadas pelos milhares de escapamentos vão minando as defesas respiratórias.

Como?...

A mucosa respiratória que atapeta o nariz, a traquéia e os brônquios, enfim a região chamada de vias aéreas superiores, é muito engenhosa. Possui uma camada celular com vários tipos de células, dos quais apenas dois interessam agora: as células mucosas e as células ciliadas. As primeiras secretam muco recobrindo com uma camada fina as vias aéreas superiores; as outras movimentam seus cílios de tal modo que a camada de muco é continuamente deslocado de dentro para fora, dos pulmões para à boca. O muco é pegajoso e próprio, portanto, para prender partículas de todo tipo que entram pelas vias aéreas durante a respiração. Graças ao trabalho das células ciliadas, as partículas ou mesmo bactérias coladas ao muco não chegam à intimidade dos pulmões, mas são expulsas para a boca e imperceptivelmente deglutidas. Uma vez no estômago, o ácido clorídrico e o restante do tubo digestivo se encarregam delas. Este sistema de defesa é chamado de aparelho mucociliar. O gás SO2 é muito solúvel e ao chegar na mucosa respiratória, sabidamente úmida, encontra água. Assim transforma-se em ácido sulfuroso e/ou sulfúrico que, mesmo em quantidades muito pequenas, ao longo do tempo lesam o aparelho muco-ciliar e, em conseqüência, uma das defesas importantes do pulmão. A doença que provoca é a tráqueo-bronquite crônica que, depois de certo tempo é irreversível, pois as defesas foram definitivamente comprometidas. Deste modo teremos uma afecção inflamatória crônica das vias aéreas superiores, cujo portador fica predisposto a freqüentes infecções respiratórias, por exemplo, broncopneumonias, porque o ar que respiramos contém, na mais das vezes, bactérias e vírus. A poluição não esta somente na atmosfera, mas esta também nos rios, lagos, córregos e mar, vão ver a importância de nossas águas e a importância de manter-mos sem poluição, água limpa, para você ter vida saudável e uma cidade desenvolvida com uma iluminação 100% (cem por cento) de energia elétrica.

{mospagebreak} 

SEM POLUIÇÃO DOS RIOS A VIDA É MAIS

SAUDAVEL À BIODIVERSIDADE!

Rio Sem Poluição

Os rios são fontes de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d'água dos rios, iluminando as cidades.

Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele.

Rios Poluídos

A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes. A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentou os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano. Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d'água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.

Sem Poluição dos Rios, A Vida das Pessoas e da
Natureza é Saudável.

Por exemplo: o nitrogênio e o fósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas o excesso desses elementos, provocado pela poluição, podem causam um crescimento acelerado na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigênio, podendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa.

Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem. A exploração de ouro nos rios da Amazônia, por exemplo, usa o mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio, depois de usado, é jogado diretamente nos rios, matando grande quantidade de peixes e plantas. Com isso, nem os seres vivos dos rios podem sobreviver, nem o homem pode usar a água para beber, tomar banho ou regar plantações.

Como Contribuir Para Evitar A Poluição dos Rios

1. Não jogue lixo nas águas dos rios.
2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
3. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
4. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.

POLUIÇÃO DO AR

Como o ar está presente em todos os locais, preenchendo os espaços vazios, torna-se facilmente alterado por quaisquer atividades. Já vimos anteriormente que alterações das condições originais provocadas por atividades humanas caracterizam a poluição dos ambientes. A poluição do ar tem sido discutida amplamente hoje em dia, uma vez que não está mais restrita a centros industriais. O crescimento das cidades gera conseqüências que afetam diretamente a qualidade do ar. Das indústrias, escapamentos de automóveis e através das queimadas de florestas e de lixo são lançados uma série de compostos químicos diretamente no ar. Os combustíveis que fazem os veículos se movimentarem sofrem uma reação química no motor, sendo liberados, então, na forma de monóxido de carbono (CO), aldeídos, hidrocarbonetos e compostos de nitrogênio e enxofre. Sabendo que só na cidade de São Paulo circulam diariamente cerca de 4,5 milhões de veículos, dá para se ter uma idéia da qualidade do ar na maior cidade do país. A concentração destas substâncias pode provocar desconforto (dores de cabeça, cansaço, vertigens, além de irritação dos olhos, nariz e garganta) ou mesmo contribuir para o agravamento de algumas doenças sérias como asma aguda e crônica, bronquite e enfisema. Estas doenças são decorrentes do entupimento das vias respiratórias pelas partículas que estão presentes no ar. As queimadas agravam ainda mais a situação através das cinzas e da fumaça que é lançada na atmosfera causando grandes destruições da camada de ozônio.

{mospagebreak} 

QUESTÕES DE AUTO AVALIAÇÕES PARA E PENSE, PERGUNTA!

Como funciona um desentupidor de pia?

Por que nos balões o ar é aquecido?

Considere que há uma pessoa em cada um dos pontos A, B, C. Coloque em ordem crescente em relação à pressão atmosférica os indivíduos A, B, C, considerando também C o nível do mar.

Como os moinhos de vento auxiliam a evaporação da água em salinas (local onde o sal é retirado da água)?

Quais as fontes poluidoras do ar?

O que deve ser feito para evitar a poluição atmosférica?

Por que no inverno a poluição do ar tende a ser mais agravada?

 

Recursos Naturais

Respostas

RESPOSTA PARE e PENSE: Água

1. O corpo dos mamíferos é constituído aproximadamente por 65% de água; sendo 83% no sangue, 80% no cérebro, 75% nos músculos, 70% na pele e 30% nos ossos.

2. Quando agitamos a água estamos "colocando" oxigênio dentro da água, que é perdido quando a água é fervida. A água sem oxigênio tem gosto desagradável.

3. A água chega até nossas casas por meio de um sistema de encanamentos a partir das estações de tratamento.

4. Observe novamente o esquema do ciclo hidrológico. Parte da água da chuva que infiltra no solo localiza-se em pequenas profundidades e constituem o lençol freático. Portanto o poço freático fornece água mais superficial. Outra parte, porém, consegue penetrar, lentamente, a profundidades maiores, atravessando rochas resistentes. Esta água mais profunda pode ser utilizada construindo-se os poços artesianos.

5. A água poluída apresenta características diferentes da água em condições normais. Por exemplo, a cor, o cheiro e a temperatura alterados podem ser indicativos de poluição. A água contaminada contém substâncias tóxicas ou organismos estranhos àquele ambiente.

RESPOSTA PARE E PENSE: Solo

6. "Usamos a palavra terra quando queremos associar a cultura ou a história de algum lugar, por exemplo: ".a terra dos meus avós". Também para descrever um local que não tem cimento, asfalto ou qualquer outro material de cobertura, como por exemplo, a expressão: "as crianças estão brincando na terra". É diferente de chão. Chão refere-se ao que está debaixo dos nossos pés. 7. Minerais são os componentes das rochas. Cada mineral tem uma composição química e estrutura cristalina própria, por exemplo, o quartzo. Minérios são minerais com grande quantidade de metais que podem ser explorados economicamente, por exemplo minério de ferro. Metais são elementos químicos cuja característica é o transporte de corrente elétrica, por exemplo cobre. Rochas são agregados de minerais. Podem ser compostas de um só tipo de mineral ou vários. 8. Pedras preciosas são minerais que, dependendo de sua estrutura cristalina, cor e beleza, são utilizados na fabricação de brincos, anéis e outros objetos. O coríndum é um mineral resistente composto de alumínio. Algumas impurezas neste metal fazem com que fique colorido, tornando-se valioso. Por exemplo, o rubi é um coríndum com pequenas quantidades de cromo; a safira é coríndum azul e a ametista, o violeta.

{mospagebreak}

RESPOSTA PARE E PENSE: AR

RESPOSTAS DAS QUESTÕES DE AUTO AVALIAÇÃO: Água

1) A água é importante como substância fundamental para os seres vivos: transportando e dissolvendo elementos e na manutenção da temperatura do corpo. Também é utilizada de diversas formas para: consumo, recreação, indústria, agropecuária e geração de energia, entre outros.

2) Não, porque a evaporação é um processo que transforma a água em vapor, sem os sais que estão presentes nela. Portanto a chuva que cai em cima do mar não é salgada.

3) A água filtrada é a que passou por um filtro onde as impurezas ficaram retidas, água mineral contém minerais dissolvidos, água potável é insípida, incolor e inodora que pode ser consumida, enquanto a água destilada é isenta de minerais. A chuva é isenta de sais, não é filtrada e até pode ser consumida.

4) Evaporação.


5) Olhando a distribuição da água no planeta num mapa, ou num globo terrestre, observa-se que a maior quantidade de água está nos oceanos. Mas a água própria para o consumo está em maior quantidade nos depósitos subterrâneos.

6) As fontes poluidoras da água são lançamento de esgotos sem tratamento, lixo jogado nos cursos d'água, carreamento de material já usado na agricultura e até mesmo a poluição do ar, pois chuvas podem estar carregadas com substâncias poluentes do ar.

7) Tratar esgotos, armazenar corretamente o lixo, controlar o material usado no campo e a emissão de gases na atmosfera.

Parte: Solo


8) A variação destas condições causa o intemperismo das rochas. O desgaste e a formação de buracos e fendas possibilitam a ação de microrganismos que contribuirão na formação do solo.

9) As raízes quando crescem fazem força contra o solo arrebentado-o. Isto pode ser visto nas calçadas de algumas cidades onde crescem figueiras. Também produzem substâncias químicas que dissolvem a rocha acelerando o intemperismo. As raízes de alguns vegetais conseguem fixar substâncias que aumentam a fertilidade do solo.

10) Um solo ideal deve ter vários elementos minerais na composição, deve ser capaz de reter a água, porém não ficar encharcado e nem ser compacto.

11) O solo argiloso é impermeável, portanto retém água e fica encharcado. Isso ocorre porque a argila é menor que a areia, fazendo com que as partículas permaneçam mais coesas (unidas) e dificultando a infiltração da água.

12) Quando um determinado trecho é constantemente trabalhado, torna-se compacto. Por exemplo: a trilha que o gado faz para subir um morro, a marca do pneu do trator, ou até a plantação num local deixa o solo mais duro. Neste local a água encontra um caminho mais fácil para passar e com mais velocidade, carregando o solo deste local. Depois de um tempo esta camada fica tão fraca que não consegue se sustentar e desmancha, abrindo assim canais que originam as voçorocas.

13) Usar a terra racionalmente é usá-la sem esgotar seus recursos, ou torná-la improdutiva. Para isto é necessário fazer plantações em locais adequados, usando curvas-de-nível em encostas, fazer drenagem em locais essenciais, procurar usar fertilizantes de maneira adequada e controlada e fazer rodízio das culturas. Lembrar que o solo, assim como os outros recursos, tem capacidade de uso. Não adianta colocar muito fertilizante em um local que já foi adubado, a cultura não consegue utilizar todos estes nutrientes e eles se tornam lixo, podendo ser tóxicos na maioria dos casos.

Parte: Ar


14) O desentupidor de pia funciona como uma ventosa igual aos discos adesivos das pererecas e dos suportes de toalhas: quando é pressionada contra uma superfície (o ralo da pia, ou o azulejo) a ventosa expulsa o ar do seu interior. Neste momento a pressão atmosférica mantém a ventosa presa na superfície. Lembre-se de que sempre é necessário fazer um pouco de força para desgrudar, seja o desentupidor, ou a ventosa. Esta força é suficiente para "sugar" o que estiver acumulado na pia.

15) O ar quente é mais leve e por isso sobe. Repare que na geladeira o congelador sempre fica na parte superior. Se ficasse em baixo, a parte inferior seria muito fria e a parte superior mais quente. Portanto, nos balões, o ar aquecido é o que faz o balão subir.

16) A pressão atmosférica é menor ao nível do mar, portanto: C B A. O indivíduo C tem maior pressão sobre sua cabeça que o indivíduo B, que é maior ainda em relação ao indivíduo A.

17) Os moinhos de vento deslocam a camada de ar em cima da superfície. A evaporação transforma a água em vapor deixando no solo apenas as partículas sólidas como o sal.

18) Em geral, tudo que emite fumaça pode ser considerado uma fonte poluidora do ar: escapamento de veículos, chaminés de indústrias e queimadas em grande volume.

19) Controlar e regular as fontes poluidoras usando filtros e reduzindo a quantidade lançada.

Conclusão:


Concluímos que a poluição em geral esta em toda parte, tanto no ar bem como no planeta terra todo, quem sofre mais com esta poluição é as crianças, idosos e pessoas enfermas, bem como a poluição nos rios, mares, córregos e lagos são os peixes e animais aquáticos em fim toda biodiversidade. É preciso que as autoridades governamentais possam olhar com mais carinho e seriedade na poluição no planeta terra, é preciso uma fiscalização mais severa e rígida nas indústrias que lançam grande quantidade de produtos tóxicos na atmosfera e nos rios, não adianta só multa os infratores, é preciso o reparos dos danos causados pelos os infratores e aplicar uma lei mais severa contra estes meliantes que vem destruindo o meio ambiente, causando grandes danos a natureza, também é preciso criar uma lei mais severa contra as indústrias e empresas poluidoras e provocando grandes impactos ambientais forçando o ecossistema do planeta terra.

Quero através destes deixar registrado a lei da natureza, e saber o quanto ela é sabia e sobre tudo o quanto é generosa, onde acolhe o homem com sua inteligência, para saber como desfrutar da terra sem agredir o meio ambiente, que esta mensagens possa levar a todos os cidadãos que vivem no planeta terra, que o homem tens uma lei aqui na terra, mas a natureza também tens a sua lei e esta lei devem ser cumprida, queira ou não, porque a natureza também sabe cobrar a sua lei, só que ela deixa marcas para sempre e não avisa quando ira cobrar seus direitos, só que as vezes neste confronto, o homem extrapolam seus poderes e a natureza cala, mas mesmo assim ela faz seus reparos devolvendo e recompondo o que o homem destruiu, mas um dia ela ira se revoltar contra o próprio homem que vem destruindo o que a natureza levou milhões de anos para criar, mas lei com atenção esta "Lei da Natureza" e faça uma reflexão sobre a vida.

{mospagebreak}

A LEI DA NATUREZA"

A natureza é sábia.
Sábia abundante e paciente.
Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos. Abundante em sua diversidade, em sua riqueza genética, em sua maravilha e em seus encantos. E é paciente. Não conta seus ciclos em horas, minutos e segundos, nem no calendário gregoriano com o qual nos acostumamos a fazer planos, cálculos e contagens.

Sobretudo é generosa, está no mundo acolhendo o homem com sua inteligência, seu significado divino, desbravador, conquistador e insaciável.

Às vezes, nesse confronto, o homem extrapola seus poderes e ela cala. Noutras, volta-se, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância.
No convívio diuturno, a consciência de gerações na utilização dos recursos naturais necessita seguir regras claras que considerem e respeitem a sua disponibilidade e vulnerabilidade.

E assim chegamos ao que as sociedades adotaram como regras de convivência, às práticas que definem padrões e comportamentos, aliadas as sanções aplicáveis para o seu eventual descumprimento: as leis.

Mais uma vez nos valemos das informações da própria natureza para entender como isso se processa. Assim como o filho traz as características genéticas dos pais, as leis refletem as características do tempo/espaço em que são produzidas.

Nesse sentido podemos entender como a Lei de Crimes Ambientais entra no ordenamento jurídico nacional. Se, como já foi dito, a natureza é abundante, no Brasil possuímos números incomparáveis com quaisquer outros países no que se refere à riqueza da biodiversidade, com enfoque amplo na flora, fauna, recursos hídricos e minerais.

Os números são todos no superlativo.

Sua utilização, entretanto, vem se processando, a exemplo de países mais desenvolvidos, em níveis que podem alcançar a predação explícita e irremediável, ou a exaustão destes recursos que, embora abundantes, são em sua grande maioria exauríveis.

Daí a importância desta Lei.

Condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente passam a ser punidas civis, administrativa e criminalmente. Vale dizer: constatada a degradação ambiental, o poluidor, além de ser obrigado a promover a sua recuperação, responde com o pagamento de multas pecuniárias e com processos criminais.

Princípio assegurado no Capítulo do Meio Ambiente da Constituição Federal, está agora disciplinado de forma específica e eficaz.

É mais uma ferramenta de cidadania que se coloca a serviço do brasileiro, ao lado do Código de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Código Nacional de Trânsito, recentemente aprovado.

Aliás, ao se considerar a importância do Código de Trânsito, pode-se entender a relevância da Lei de Crimes Ambientais. Se o primeiro fixa regras de conduta e sanções aos motoristas, ciclistas e pedestres, que levam à diminuição do número de acidentes e de perda de vidas humanas, fato por si só digno de festejos, a Lei de Crimes Ambientais vai mais longe.
Ao assegurar princípios para manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, ela protege todo e qualquer cidadão. Todos que respiram que bebem água e que se alimentam diariamente. Protege, assim, a sadia qualidade de vida para os cidadãos dessa e das futuras gerações.

E vai ainda mais longe: protege os rios, as matas, o ar, as montanhas, as aves, os animais, os peixes, o planeta!

Afinal, é a Lei da Natureza e, como dissemos, a natureza é sábia.

{mospagebreak}

APRESENTAÇÃO FINAL

Com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais e sua sanção pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a sociedade brasileira, os órgãos ambientais e o Ministério Público passaram a contar com um instrumento que lhes garantirá agilidade e eficácia na punição aos infratores do meio ambiente. A Lei, entretanto, não trata apenas de punições severas, ela incorporou métodos e possibilidades da não aplicação das penas, desde que o infrator recupere o dano, ou, de outra forma, pague sua dívida à sociedade. Para iniciar um amplo debate com a sociedade, no que se refere à aplicação desta norma, o IBAMA promoveu, no dia em que a mesma entrou em vigor - 30 de março de 1998, um seminário em todos os estados brasileiros.

A sua contribuição é fundamental para o equilíbrio dos nossos ecossistemas.

Pode-se afirmar: que a lei é boa, mas, para ficarem ótima, todos devem participar da sua implementação, seja através de denúncias ao IBAMA, ao órgão ambiental do Estado ou ao Ministério Público, seja através do exercício diário dos direitos de cidadão. Afinal, a Constituição garante que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso comum do povo e que incumbe ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Faça a sua parte.

Ai esta a Lei da Natureza!... As quais devem ser respeitadas por todos os seres humanos, para que todos possam viver em mundo de paz, harmonia e poder desfrutar de nossas belezas, mas sem cometer abusos e excessos, crimes que podemos sentir na própria pele e ser cobrados mais tarde. Hoje em dia com os avanços do homem com a informática e internet ficou mais facio denunciar as irregularidades e os crime ambientais, sem ser identificados, é dever de todos preservarem o meio ambiente e também denunciar as irregularidades cometidas por infratores e criminosos contra a natureza, em fim a biodiversidade, todos os cidadãos que desejar denunciar os crimes ambientais contra a natureza, esta protegidos por lei, o cidadão não precisa se identificar ao fazer uma denuncia, vá as autoridades de sua cidade, procure a Policia Civil, Policia Militar e Policia Ambiental, Ministério Publico, Bombeiros, disque (190) e procure aos Órgãos Ambientais, faça sua parte, não deixe acabar com o Planeta Terra, pois estará acabando também com você.

Carlos Roberto Lino
Ambientalista
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS