Checagem de mil óculos escuros demonstra que só 40% têm proteção ultravioleta.

O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, realizou durante três meses campanha de prevenção contra a cegueira, disponibilizando teste em fotômetro para verificar se as lentes dos óculos de sol têm proteção contra a radiação ultravioleta. 

 

 

A iniciativa é resultado da crescente pirataria de óculos no país que este ano deve atingir 50% conforme estimativa da ABIÓTICA (Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos). Tem como objetivo é levantar o comportamenyto em relação aos óculos de sol e conscientizar a população sobre a necessidade  de usar lentes com proteção ultravioleta. Realizado com mil pessoas, o estudo demonstrou que enquanto 79% das pessoas têm conhecimento sobre a necessidade de proteger a pele da excessiva exposição ao sol para evitar o câncer de pele, menos de 1% têm consciência dos riscos para a saúde dos olhos, contra 6% de um estudo conduzido pela  Transitions Optical nos Estados Unidos.

Queiroz Neto conta que  o levantamento também apontou que 18% usam óculos para proteger a visão e 82% como acessório de moda.  . Entre os 82% que vêem os óculos escuros como acessório o público feminino representa 53% e o masculino 29%. "São pessoas  mais preocupads em ficar bonitas do que em proteger a visão", comenta. De todos os óculos examinados 40% não contam com proteção ultravioleta.

Segundo Queiroz Neto, a falta de proteção aumenta em 60% a chance de surgir a catarata que torna o cristalino opaco, impedindo que a luz chegue à retina e forme   imagens nítidas. No mundo todo a catarata representa mais de 50% dos casos de cegueira que atinge 50 milhões de pessoas  e  cresce 20% ao ano no Brasil, ou seja, anualmente totaliza 120 mil novos casos.

Queiroz Neto que liderou grupos de trabalho para implantar os primeiros projetos "CATARATA" do país, trabalhou no SIGHT FIRST do  Lions Club International, fez campanha de  prevenção da ambliopia e de doação de córnea, ressalta que a crescente incidência da catarata no Brasil está relacionada não só à  excessiva exposição ao sol, como  a maior expectativa de vida do brasileiro e o conseqüente aumento da população com mais de 50 anos.

A absorção da radiação UV pelos olhos é cumulativa e o grande problema é que os danos causados à saúde ocular não são perceptíveis como os causados à pele, observa. Por isso, a recomendação é usar óculos com lentes de proteção contra o UV  sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados.  Lentes escuras sem proteção contra o ultravioleta é pior do que não usar óculos, porque no escuro as pupilas dilatam facilitando a entrada da radiação que provoca queimadura nos olhos.

Queiroz Neto afirma que além da catarata a radiação ultravioleta pode provocar, pterígio, fotoceratite, cistos na conjuntiva e degeneração macular senil. O pterígio, explica, é uma forma de defesa contra o ressecamento provocado pela radiação UV em que há o espessamento da conjuntiva. Não por acaso, destaca, esta doença tem maior incidência entre pessoas que trabalham no campo. A fotoceratite é uma inflamação da córnea provocada pelo ressecamento da lágrima.  Já a degeneração macular senil é a causa mais comum de cegueira irreversível no Ocidente que atinge cerca de 2,9 milhões de brasileiros e está relacionada a diversos fatores, entre eles ao  envelhecimento e à  radiação UV. Nos casos originados pela radiação, o contato da luz com a mácula provoca reações que ativam o oxigênio  e danificam a mácula, área posterior dos olhos que nos permite ver detalhes com clareza.. Além de lentes adequadas,  as vitaminas C e E, o selênio e os carotenóides da família dos betacarotenos podem prevenir a degeneração macular por agirem como antioxidantes, ou seja,  produzirem reações  químicas contra esta molécula de oxigênio ativada.  O médico ainda destaca que a suplementação alimentar com Zinco, necessário para a reação de mais de 100 enzimas e para as reações químicas da retina, também pode retardar o aparecimento de degeneração macular.

.Hoje o Brasil tem as melhores lentes do mundo e para evitar as falsificações a recomendação médica é buscar nas óticas as boas marcas de lentes anti-UV e anti-reflexivas, pois o reflexo da luz também é nocivo à saúde dos olhos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS