Ouvido entupido: quais as principais causas

Especialista explica as melhores formas de lidar com a situação.
É possível que todos já tenham passado, pelo menos uma vez, pela sensação de ouvidos entupidos – e sabem o quando isso é incômodo. Quando entupido, o ouvido faz com que a audição seja prejudicada e, com isso, muitas pessoas ficam impacientes, pois essa é uma sensação bastante desconfortável e que atrapalha nas tarefas mais simples. O entupimento pode surgir devido a causas diversas, desde a própria cera até água, gripes e resfriados ou pressão na região interna das cavidades auriculares – como após um vôo de avião, por exemplo.
Conhecida por autofonia, a sensação de ouvido entupido mais comum é aquela que acontece quando o ser humano muda de altitude, como em uma viagem a qual há uma descida de serra. “Durante esse processo ocorre uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média e o corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança. Ou seja, se a pressão do ambiente for diferente da que a pessoa estava habituada, ocorre à sensação de ouvido tapado”, comenta Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista de Curitiba, PR.
A situação incômoda costuma se resolver rapidamente pelo próprio mecanismo de compensação da tuba auditiva, “e nós ajudamos a equilibrar a pressão e a corrigir a autofonia mais rapidamente quando engolimos a saliva, bebemos líquidos durante a viagem ou bocejamos”, explica.
Porém, na descida da serra o quadro é mais leve se levado em consideração com vôos de avião ou mergulhos. Nessas situações mais extremas, além da autofonia, as pessoas podem ter dor de ouvido e até extravasamento de líquido ou de sangue na cavidade do ouvido médio, provocando uma infecção no local.
“Ainda existem outras situações que dão a impressão de ouvido entupido. Pessoas com apertamento dentário e/ou bruxismo, pelo deslocamento incorreto do côndilo da mandíbula, podem sentir como se tivessem com o ouvido entupido”, exalta a especialista.
Quem mais sofre com esse problema são os bebês e as crianças. “Isso acontece porque, além da tuba auditiva ser menos desenvolvida, os resfriados, as gripes, as rinites alérgicas e o aumento das adenóides que geram obstruções nasais mais comuns nessas faixas etárias, o que tornam possível até uma perfuração no tímpano da criança”.
Além dos citados anteriormente, a cera em excesso produzida pelo ouvido também pode causar a sensação de entupimento. “Às vezes a quantidade de cerume é normal, mas com entrada de água ou com o uso de hastes flexíveis, ele é empurrado para o fundo do conduto, causando entupimento e até dor de ouvido”, esclarece Rita. Nesses quadros, só existe melhora completa quando o cerume é removido pelo médico.
Para evitar essa incômoda sensação, Rita comenta que pessoas que desejam viajar de avião ou principalmente mergulhos devem adquirir hábitos para manter a saúde dos ouvidos em dia, como tratar resfriados, gripes e rinites e consultar um médico especialista otorrinolaringologista assim que perceberem quaisquer complicações. “Não usar hastes flexíveis nos ouvidos e não tentar remover o cerume por conta própria é um fator básico de prevenção. Isso é imprescindível para garantir a saúde auditiva” conclui Rita Guimarães.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Fan Page: https://www.facebook.com/canaldoouvido?ref=hl

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS