S.O.S dos Bairros

A todos minhas saudações.

A Cezar, o que é de Cezar, a Deus, o que é de Deus.

Continuidade da serie, 10 Soluções que podem melhorar o Perfil do Brasil.

O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e surpreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.

7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.

Com relação ao assunto, relatado pelo Ministro da China, no item 7, o Colunista foi pesquisar e encontrar elementos, de cunho econômico, que possam elucidar nossos leitores.
Fonte, Site Economia&Energia, Outubro&Dezembro 2011, considerando o tempo Julho de 2012, em termos de fonte de dados, bem atualizado.
Vou resumir o estudo, porém deixa-lo de forma coerente, para o entendimento de nossos leitores.

Possível Crescimento

Como voltar a crescer 7% ao ano
Carlos Feu Alvim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.*
José Fantine - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.**
Resumo

Dois cenários de crescimento econômico no Brasil nos próximos oito anos são apresentados: um cenário inicial no qual são mantidas as condições atuais e outros no qual o país alcança o crescimento de 7% ao ano. Para crescer o desejado é preciso fazer mais com o estoque de capital, aumentando sua produtividade, mas é também necessário investir mais.
Nota: O presente texto foi revisto levando em conta os dados das Contas Nacionais anuais até 2009 e as trimestrais até o 3o trimestre de 2011.
Palavra-Chave: Brasil, cenário econômico, desenvolvimento, crescimento do PIB.
Então esta síntese do resumo, coloca em evidência, as palavras do Ministro Chinês, ou seja, é necessário investir mais na infraestrutura do País, a maquina funcional Administrativa da Nação é imensa, cabides de empregos, em todos os níveis, isto, no meu ponto de vista, deveria ser a 1ª medida, ação forte, em enxugar as contas relativas a salários e empregos, em toda a esfera pública, federal, estadual e municipal.
Este inicio é fundamental, mais quem tem peito para fazer, quem?

Este índice de crescimento de 7% a.a, e quase vegetativo, a China, que esta efetivamente crescendo em termos de PIB, cresce a taxas, maiores que esta este crescimento e quase vegetativo.

Conclusão

No ano de 1994, quando havia uma grande euforia com a ideia de que era possível um crescimento acelerado pela modernização e a abertura, um dos autores deste trabalho (Carlos Feu Alvim) coordenou um estudo em que apontava as limitações para o crescimento brasileiro (ref 3) , no qual foi apresentado como cenário mais provável o do crescimento de 2,4 % ao ano para o período 1993/2003, o qual se concretizou, contrariando as expectativas da época.
Utilizando a mesma metodologia, verificamos agora que a situação mudou e, na análise que hoje fizemos, constatamos que o crescimento sustentado é possível. Isto se deve a mudanças no panorama interno e externo, como procuramos ressaltar.
Os dois cenários estudados são de manutenção ou ampliação do crescimento econômico. A longa estagnação de quase um quarto de século que aconteceu na economia brasileira a partir do final da década de setenta estaria superada. O valor do PIB per capita em 2020 estaria entre 15 a 18 mil dólares (de 2010) como se pode ver na Figura 10.

Descrição: Figura 10

Figura 10: Nos dois cenários estudados haveria um importante crescimento do PIB por habitante, ao contrário do que aconteceu nas décadas de oitenta e noventa quando permaneceu praticamente estagnado.
Portanto, se continuarmos com os níveis de investimentos, do porte estimado, pelo Governo Atual, vamos continuar devagar.

Plagiando Chico Buarque, A Bailarina, também tem Meleca.

Em visita ao agradável e hospitaleiro Município de Rio das Ostras,  no final de semana passada, cidade tida, segundo o Censo de 2010 do IBGE, uma das Cidades mais progressistas do País, atualmente, o Colunista deparou com o quadro a seguir:

Descrição: C:\Users\Pa\Pictures\Mendigo Rio das Ostras.jpg

Resumo, da historia, mesmo em Municípios Organizados, estas coisas podem acontecer.
Acorda Brasil, atenção para o seu voto.

Ate para semana.

Paulo Piersanti.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS