Arte e conhecimento em Tendas Culturais

A instalação de tendas culturais como espaço alternativo de cultura é uma das propostas do vereador Marcel Silvano no início deste ano. O parlamentar apresentou emendas ao Orçamento 2014, na intenção e destinar verba para a criação de tendas. A ideia é promover a apresentação de atividades culturais em nosso município.

Garantindo espaços públicos para que os artistas locais apresentem seu trabalho, a população será beneficiada com uma programação cultural diversificada, aumentando assim as opções de lazer.

Para Marcel é fundamental que o poder público atue na área cultural, oferecendo condições para que os artistas da cidade possam mostrar a sua arte, como já acontece em diversos municípios brasileiros, como, por exemplo, em Campos dos Goytacazes.

“As tendas culturais, ou as arenas, tem a importante tarefa de democratizar o acesso a cultura e potencializar os grupos e manifestações que produzem e vivem da cultura nos mais variados pontos da cidade. É um avanço necessário para Macaé.”, afirmou o vereador.

Com a implantação das tendas culturais, a expectativa é que os artistas locais tenham um calendário que pode, futuramente, se tornar um circuito cultural nas mais diversas vertentes.

"Sabemos da sensibilidade da gestão da cultura em Macaé, e percebemos mais ainda a riqueza que é o nosso povo, e a nossa juventude no que diz respeito à cultura. O intuito é que ninguém precise sair daqui pra buscar cultura de qualidade. Daremos condições plenas aos nossos artistas", pontuou.

Os moradores e turistas que visitam Praia Grande (SP) contam com diversas opções gratuitas de lazer dentro da programação das tendas do projeto Estação Verão, instaladas na areia da praia. As atividades culturais e esportivas, que tiveram início de janeiro, acontecem em seis tendas temáticas instaladas nas praias dos bairros Boqueirão, Aviação, Tupi, Ocian, Caiçara e Flórida. As tendas do projeto têm 500 m² de área coberta e contam com monitores especializados. De terça-feira a domingo, na orla de Santos (SP), todas as cinco tendas montadas oferecem, entre outros eventos, o ‘Espaço Kids’, que dispõe de brinquedos e diversas atividades para as crianças, todas acompanhadas por monitores.

Mais próximo do nosso município, em Campos dos Goytacazes, teve início no dia 7 de janeiro a Tenda Cultural, na praia do Farol de São Tomé. Os veranistas e moradores contam com mais uma opção de entretenimento e diversão. A Tenda Cultural vai receber apresentações teatrais, oficinas, shows, recreação e diversas atividades artísticas. Diante de tantos bons exemplos, podemos observar que as tendas culturais são de extrema importância, pois reúnem as mais diferentes expressões artísticas, atendendo todas as idades, conhecendo e reconhecendo o talento de todos os artistas locais, seja no teatro, na dança, nas artes ou na música.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS