Contra a intolerância

A- A A+

O tema da integração racial é cada vez mais importante numa sociedade cada vez mais globalizada. O único lugar em que a questão não “rende” é nos regimes totalitários, que simplesmente se negam a discutir a questão. Um filme que traz isso à tona numa mescla de lirismo e violência é ‘Gran Torino’.

Dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, a obra mostra a conturbada relação de um aposentado e veterano da Guerra da Coreia, extremamente preconceituoso em relação a negros e latinos. A situação se agrava quando precisa conviver com vizinhos orientais. De uma atmosfera inicial marcada por tensão e rejeição, passa-se a uma convivência em que existe um aprendizado mútuo para lidar com as diferenças.

O filme mostra que o preconceito se dá em vários níveis, indo desde conflitos verbais e físicos ao universo dos olhares.  Essa é uma das riquezas da obra, pois, quando se pensa em intolerância, geralmente apenas são consideradas atitudes de grande porte, que repercutem, por exemplo, na imprensa, mas, para quem é vítima desse tipo de ação, detalhes podem ser decisivos.

A intolerância em relação a tudo aquilo que se apresenta como diferente passa por vários níveis. O título do filme, por exemplo, vem do carro do protagonista, que foi alvo de uma tentativa de roubo pelo adolescente vizinho, obrigado a realizar a contravenção por uma gangue local. A célebre expressão “violência gera violência” ganha então um forte sentido.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
31018110

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS