1-Um líder se constrói ou não na adolescência: ou ninguém o ouve e segue ou por muitos é ouvido e seguido. Sua capacidade, amistosidade, respeitabilidade e aura luminante serão o seu guia.
2-Um líder se constrói com a convivência harmoniosa com as pessoas, conhecidas e estranhas, recebendo ensinamentos que norteiam seus caminhos e inputs valiosos para sua formação ética, moral e profissional.
3-Um líder se constrói com o fiel seguimento aos mandamentos das Sagradas Escrituras. Com Deus presente em seu coração e mente o mundo se lhe abre as portas para uma liderança pródiga e abençoada.
4-Um líder se constrói com a obediência e respeito às leis e normas, escritas ou tácitas ditadas pelas cláusulas da sociedade. Obediência, civilidade, respeito: itens basilares ao líder que quer erigir e sedimentar sua missão.
5-Um líder se constrói com a frequência assídua e dedicada nos cursos de honestidade, bom caratismo e magnanimidade, nas salas de aula a céu aberto, pois o mundo é uma universidade, a vida é o mestre!
6-Um líder se constrói com bons ideais, boas propostas e bem fazer, com a mão edificadora de uma sociedade menos máquina mais humanismo, menos bruteza mais piedade, menos transgressões mais cristandade.
7-Um líder se constrói com a benevolência, caridade e doação sem interesse outro que não seja a gratidão; pela ajuda para erguer o próximo do chão das dificuldades e propiciar-lhe paz, bem estar, felicidade.
8-Um líder se constrói às vezes desde a infância. Já nas brincadeiras infantis ele lá está a organizar, ditar ‘ordens’, pôr regras no jogo, impor sua palavra e ter a obediência de todos: nos alicerces de hoje constrói o reinado do amanhã.
9-Um líder se constrói com os conhecimentos livrescos, com a toga do bacharelado do saber, com o anel dourado da ideologia do “eu quero, eu posso, eu sou”, e sobretudo com a observância acurada do trabalho e ensinamento de outros líderes.
10-Um líder se constrói com a soma de experiências, boas e ruins, com o aprendizado nas “quedas”, com o aperfeiçoamento nos erros e falhas; constrói-se ouvindo a “voz das ruas” e burilando sua retórica com a politriz da verdade e da justiça.
Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro ebook "Ser Líder. Pequena bíblia do Líder" - www.amazon.com.br