Com o objetivo de arrecadar fundos para seu projeto social, voltado para a “desmarginalização” de cães vira-latas, o publicitário Tiago Ferigoli realizou no sábado, dia 10, na Galeria Romero Britto, em São Paulo, o lançamento da grife ANIMI. Personalidades como os atores Kim Kamberlly ,João Fernandes, Bruno Araujo, Débora Olivieri, Christina Rodrigues, Camila Santanioni, Tiago Araujo, Raphael Sacht e Janaína da Cunha, marcaram presença em prol da causa.
De acordo com Ferigoli, o projeto surgiu a partir de um trabalho fotográfico inspirado na relação do ser humano com os cães. "A expressão vira-lata não retrata o animal em si, mas sim a sua condição, de abandono, de miscigenação de raças e preconceito. Uma condição que fora criada pelo homem e que só ele poderá resolver", explica.
A partir dos retratos, o publicitário elaborou um livro intitulado Vira-latas: Os verdadeiros cães de raça. A publicação foi lançada em 2009 e, desde então, Ferigoli procura outras formas de comunicação para promover a conscientização e a educação das pessoas sobre o cuidado com os animais.
Segundo Ferigoli, o processo criativo foi seqüencial e complementar. "Após o livro surgiu a idéia de fazer um documentário. O material ainda não foi lançado, mas conta com depoimentos de Danilo Gentili, Ronnie Von, Héctor Babenco, entre outros. Nele, nós abordamos desde a questão do abandono, até a questão dos maus tratos".
O lançamento da grife veio para impulsionar a causa e, sobretudo, arrecadar fundos para que o documentário seja lançado em circuito nacional. "A nossa estratégia é atingir diferentes segmentos para estimular a cidadania e, principalmente, a educação do ser humano em relação aos animais", diz Tiago.
Parte do dinheiro arrecadado com a venda das peças será revertida para ONGs de proteção aos animais e entidades filantrópicas.