Como ex paciente de câncer de mama pela segunda vez, ex coordenadora do Programa Viva Mulher no Instituto Nacional do Câncer (INCA), e criadora da União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), Marilena através do seu depoimento de superação objetiva fortalecer pacientes e familiares.
Ela abordou o que representou a dor, os tratamentos, o que as perdas podem causar as pessoas, como foi o primeiro momento e o segundo câncer, o que os grupos de ajuda mútua causam na vida, as políticas públicas de câncer no Brasil, o papel da sociedade civil organizada, e dos grupos de advcacy, com seu papel mobilizador, entre outros temas.
Marineuza dos Santos, assistida pela clínica CECOM, foi uma das participantes citadas por Marilena Garcia. "Eu observei o amor do marido dela, todo o cuidado e apoio que dificilmente o companheiro oferece. Esse casal demonstra a importância do papel da força da família", destacou Marilena. Ana Maria, outra paciente, disse que durante a palestra se viu em vários momentos. "É uma fala diferente porque vivemos as mesmas etapas, as mesmas dores e conflitos. Só quem passa sabe o que é". Marilena Garcia autografou vários exemplares do seu livro "Câncer de Mama Redes de Ação e Afeto". O recurso da venda foi totalmente revertida para a UNAMAMA de Macaé. Marilena Garcia se dispõe a ministrar a palestra sua história de superação voluntariamente. Em 2010 ela esteve em tratamento e este ano retornou para esse trabalho.