Morre Aloisio Franco. O bicudense que foi fiel a natureza e aos pássaros

Aloisio Franco é um dos mais antigos habitantes de nossa região. Braço da Família Franco que habita e habitou os distritos e Bicuda, Bicuda Pequena e Cachoeira de Macaé. Nascido lá nas serras, "onde as águas correm sempre limpidas ao encontro de seus puros e alegres moradores", Aluisio veio menino para a cidade de Macaé. Sempre com seu olhar de meditação interior e um sorriso de concordência com tudo que venha a ser bom para as pessoas, ele conheceu a minha amiga e fundadora do PT no ano de 1978, Maria das Graças Franco.

Quando o PT precisava de ter quorun para se firmar como partido, quando poucos tinham coragem se se petista, lá estva o velho amigo votando, levantando seus braços e, corajosamente espunhar a bandeira. Hoje é fácil ser PT. Inchado, descaracterizado em sua essencia e caminhando mais e mais para o lixo da história, é bom reverenciar pessoas como Aloisio...

Aloisio era um homem que se identifica com a natureza. Gostava de dar vida a centenas de Canários Belgas por que sabia que soltos eles não resistiriam. Fazia da familia, de seus amigos e filhos, a continuação de seu mundo belo. Fomos visinhos e amigos. Quando ainda militiva no PT sempre o via apoiando com sua presença os moments iniciais do Partido. Poucos acreditavam na trajetória e chegada ao poder. Ele fazia parte dos poucos que sabiam que tudo iria acontecer...

Maria e Aloisio fizeram uma harmoniosa presença na vida de nossa Região de Petróleo. Criaram seus filhos como poucos o fizeram. Na luta de um dia a dia cruel, com poucos recursos mais nunca se dobrando aos poderosos eles foram cimentando o que de mais lindo um casal pode cimentar e deixar para as sua geração.

Hoje soube de sua morte e que seu supultamento se dará na Bicuda. Um bom filho a casa torna.
Os Francos fundaram a Bicuda e se espalharam por este mundão a fora. A volta de Aloisio às suas raizes e seu supultamente é a certeza de que seu sorriso, seu olhar e sua vóz de amigo, continuará vivendo nas mentes de todos que tiveram o privilégio de o conhecer em vida.

Maria das Graças, esta amiga guerreira e audaciosa que sempre esteve nas melhores lutas da trnsformaçao desta ingrata sociedade, não teria sido o que foi, é será, sem a presença de seu companheiro que a ombreava e apoiava em todas as lides.

Em nome de O REBATE, que nos seus 77 anos de Histórias sempre esteve ao lado das transformações da Região, envio as condolência a seus familiares e, em especial a sua velha companheira e Amiga Maria das Graças Franco.

José Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS