Educação se prepara para a formatura do CETEP


A Secretaria Municipal de Educação se prepara para a oitava formatura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que será realizada quinta-feira, dia 08 na Cidade Universitária.às 19h. Esta entrega de certificados é dos cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras.
O Secretário Municipal de Educação, Guto Garcia, informou que com esta formatura o CETEP atinge o número de .14.785 certificados emitidos. Apenas do Prodesmar este ano são 3153 certificados, quantitativo superior a meta estabelecida pelo convênio. "Abriremos novas inscrições para cursos gratuitos de qualificação a partir de janeiro. Teremos em 2012 a oferta de muitos cursos para atender a demanda do mercado de trabalho. Cursos 100% subsidiados pela Prefeitura, cursos em parcerias com empresas privadas e instituições como SESI-SENAI, Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), Petrobras, UTC, RTLEA, UTE, entre outras interessadas em investir na qualificação como responsabilidade social".
Guto Garcia destaca como uma das importantes ações do CETEP este ano a oferta do curso preparatório para concurso. "Ainda temos 453 pessoas cursando Português, Matemática e Lei Orgânica. Foram 1606 inscritos nos módulos desses cursos que preparam para qualquer tipo de concurso. Assim que o edital do concurso da prefeitura de macaé sair publicado o CETEP vai oferecer cursos intensivos. O objetivo é proporcionar oportunidades para as pessoas se prepararem".

Ex aluna do curso do CETEP PMM trabalhando no Int Medicina Nuclear - foto(JORNAL) Kaná Manhães
Atualmente o CETEP está com alunos nos cursos de Técnicas Básica de Administração; Técnicas Básicas de Secretária e Recepção; Gerenciamento de Resíduos Sólidos, NR 10; (termina essa semana), Noções Básicos de Segurança do Trabalho; Aux. de Creche (Cuidador Infantil) (termina essa semana), Leitura e Interpretação de Desenho Técnico; (termina essa semana), Administração de Suprimentos de Materiais, Educação Financeira; Técnicas de Organização de Arquivos, Técnicas Básicas de Recursos Humanos e AutoCad. "No curso de técnicas da construção civil 24 alunos estão sendo encaminhados para o mercado", destacou Guto.
Além desses, começou essa semana o curso de qualificação profissional de ajudante de corte e costura para os integrantes do projeto de geração de renda "Projeto Mulheres Reciclando", do Programa Escola em Ação em parceria com a Educação, na Malvinas.
O projeto do Prodesmar possui como linha programática a "Educação para Qualificação Profissional", de acordo com o programa de responsabilidade social da Petrobras, o Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. O objetivo é oferecer cursos de capacitação profissional que ampliem as oportunidades de trabalho e renda para jovens e adultos, a partir de 16 anos, oriundos do município de Macaé e região. Em sua primeira etapa, concluída com sucesso antes do previsto, o projeto foi responsável por 6.985 formandos nos 54 cursos oferecidos. Com a oitava formatura a Prefeitura estará cumprindo a segunda fase do projeto totalizando a meta de 3050 certificados emitidos.

Mais Oportunidades no Mercado

A auxiliar técnica de laboratório Juliana de Souza Pinheiro, 28 anos, conseguiu uma colocação no Instituto de Medicina Nuclear há dois meses. Ela foi aluna do CETEP No curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas. "O curso foi muito importante para minha inserção no estágio. Com 20 dias de atividades já fui efetivada", disse Juliana que veio de Porciúncula e está há um ano e meio em Macaé.
"O município recebe pessoas de várias regiões do país devido à cadeia do petróleo. O CETEP tem capacitado os profissionais em diversas áreas de serviços", ressaltou Guto Garcia.
O marítimo Hélio Carvalho, 38 anos, afirma que buscou aproveitar todas as oportunidades que o CETEP promoveu para sua área. Pintura Industrial, Informática Básica, e Administração de Suprimento de Materiais são algumas capacitações que adquiriu. "Já trabalhava com suprimento de materiais, porém, os cursos que fiz foram fundamentais para agregar valor a minha profissão. Hoje tenho mais conhecimento e uma melhor visão do que faço", frisou Hélio.
Os interessados em fazer as inscrições devem aguardar, pois o CETEP reabrirá as inscrições em janeiro. Mais Informações através do telefone 2770-0828, de segunda à sexta-feira. das 8h às 17h, ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nas Redes Sociais: Twitter @cetepcursos, Facebook e Orkut Cetepmacaé.

 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS