Cerca de 500 alunos da Escola Municipal Engenho da Praia, em Macaé, se emocionaram com o projeto Concertos Didáticos, patrocinado pela Petrobras e promovido pela Sociedade Musical Macaense. Em quase duas horas de música, eles tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre o estilo clássico, representado por obras dos compositores Hendel, Mozart e Beethoven.
“Este projeto é uma ótima oportunidade de levar a essas crianças e adolescentes um encontro com a boa música. Além disso, o concerto desperta o interesse de estudar mais sobre o período que esses compositores viveram, unindo arte e história”, comentou a presidente da Sociedade Musical Macaense, Deizeli Moia. A diretora da escola, Ivone de Jesus Rodrigues, agradeceu à Petrobras a oportunidade. “Os alunos estão muito interessados, e para a grande maioria, está sendo o primeiro contato com a música clássica”, afirmou.
Aluna do nono ano do ensino fundamental, Nilcia Liz Souza, de 13 anos, está empolgada com os concertos. “Parece que o som sai de dentro de você. A música clássica faz você pensar na vida, te consola quando você está triste. É muito importante este tipo de projeto para a escola pública, onde os alunos são todos de famílias simples e que não costumam assistir este tipo de espetáculo. Sinto-me honrada em ter presenciado esta apresentação”, disse a adolescente.
O projeto segue até outubro na Escola Engenho da Praia. Os concertos são apresentados pela Companhia Musicatto, reconhecida na área musical por aliar arte, educação e conta com um vasto repertório que vai do clássico ao popular.
- Simone Noronha