Indicação de Renata Thomaz e Marcel Silvano foi aprovada em sessão da Câmara
Foi aprovada, na sessão da Câmara dos Vereadores desta terça-feira, 27, a indicação feita em parceria pelos vereadores Renata Thomaz e Marcel Silvano, para o envio de ofício ao governador do Estado, solicitando a instalação no município de para a implantação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher, em Macaé.
A iniciativa tem como base a importância de fortalecer as demandas da sociedade, tendo em vista que as mulheres são a maioria da população e ainda sofrem muito com a questão da violência.
“A violência contra a mulher vem crescendo de forma absurda, e em Macaé não é diferente. São feitas em nosso município cerca de seis mil atendimentos por ano, e tenho certeza que seria um ganho muito grande para nós, mulheres, essa delegacia aqui em Macaé”, explicou a vereadora Renata Thomaz.
O vereador Marcel entende a importância dessa iniciativa, e por isso, assinou em conjunto o requerimento reforçando a necessidade dessa indicação. “De fato, os números são muito altos, mas, mesmo assim, ainda não correspondem à nossa realidade. Quando o município não dispõe de uma delegacia especializada, estimula que as mulheres não denunciem os casos de violências domésticas e todos os outros casos, pois muitas das vezes chegam aos espaços de denuncias e não se sentem acolhidas ou tratadas da forma que deveriam”, destaca Marcel.
Apoiando a causa, estiveram presentes durante a sessão a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, e sua equipe, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e do movimento ‘Chega de Estupros’, de Rio das Ostras.
"A implantação da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher é importante para ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência, dando maior respaldo para atender essas pessoas. A DEAM é uma vontade de toda a sociedade macaense, garantindo avanços no trabalho que já é realizado e tido como referencia na região". Disse a subecretária, Jane Rodriz.