Ansiosos por produzirem, moradores de assentamento buscam apoio da Secretaria de Agricultura e secretário garante que governo será parceiro
Instalados recentemente na Fazenda Bom Jardim, região serrana de Macaé, moradores do Assentamento Agro - ecológico “Osvaldo de Oliveira” estiveram reunidos nesta segunda-feira, 14, com o vereador Marcel Silvano e o secretário municipal de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos, com o objetivo de buscar apoio para que possam iniciar as atividades de produção de alimentos no Assentamento, em Córrego do Ouro.
Marcel Silvano, que vem acompanhando e apoiando as atividades e ações do Movimento Sem Terra em Macaé e região (MST/RJ), intermediou a conversa, defendendo a importância da consolidação do assentamento. Segundo ele, os moradores solicitaram a disponibilização de maquinários para realizar os trabalhos iniciais de preparação da terra para cultivo agro - ecológico de frutas e verduras para alimentar a população da região.
A reunião obteve resultados positivos e contou com a presença de técnicos agrônomos e o secretário sugeriu que o apoio da secretaria vá além do fornecimento de maquinário e garantiu que a comunidade receberá todo apoio necessário para suas atividades.
“A hora de plantar no Brasil é o ano inteiro. Portanto, temos que pensar num projeto para identificar o perfil de cada família assentada, sobre o que elas desejam de fato plantar, assim como o que cabe ser plantado no local, analisar o solo , etc, consolidando um projeto sustentável”, disse o secretário, lembrando que a secretaria coloca a disposição seus técnicos que atuam nessa área e são simpáticos à causa.
O vereador Marcel informou que o assentamento será conduzido por um conselho gestor, que contará, inclusive, com representante da secretaria. Lembrou ainda, que a mesma comunidade segue o modelo de Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS).