ECILA

José Milbs

Capitulo IX

Cai o pilar do edifício da família. Cai a mulher que mantinha a estrutura maior e que tinha a missão de ajudar a criar as 3 crianças. José Milbs com 22 anos, Djecila com 20 e Ivan com 10. Ecila tinha que seguarar a pemba.

Vila Izabel passou a ser a residência de Ivan e Gallito. José Milbs e Djecila ficariam em Macaé. A pequena experiência de Ivan em Macaé não tinha dado certo. Ele muito pequeno. Foi mesmo morar em Vila Izabel. Ecila mantinha a mesma energia dos seus 20 anos. Do Tribunal de Justiça, onde trabalhava com o juiz Elieser Rosa e o macaense Ruy Lopes Ribeiro, ela ia fazendo concurso sobre concurso até que se aposentou pelo juizado do Rio e se transferindo para São Paulo onde reiniciou uma nova vida. 
Já tendo a companhia de sua filha Djecila, Ecila, Antero, Gallito e Ivan começam uma vida diferente em São Paulo. A rua das Palmeiras foi onde ela resolveu ir morar. Achava a rua parecida com as ruas de Macaé. As pessoas ainda se comprimentavam. Padaria, farmácia, bar, praças tudo fazia Ecila se lembrar das suas andanças nas infâncias macaenses. Até a Praça dos Leões se parecia com as pequenas e dóceis pracinhas de sua infância macaense. Dizia para quem quisesse ouvir. Vou comprar este apartamento aqui na Palmeira e daqui só saio para o Jazigo de minha família em Macaé. Dito e feito. Ela comprou dois apartamentos na Rua das Palmeiras. Um para ela e outro para quando Djecila ou Ivan quisesse ficar sós. O bairro, Ecila passou a habitar e dele fazer sua alegria. Síndica do Prédio, recebimento no Banerj e amizade com Jarbas o gerente que frerquentava sua casa e passeava com ela e seus familiares nos fins de semana. Ecila voltava a ser a menina dos seus 17 encantados anos em Macaé. Casa sempre cheia. Ora era Mário um advogado amigo que se tornou Desembargador; ora era Nicinha uma doce amiga de Campinas; ora era simpáticas japonezas que lhe vendiam bugingangas. De vez em quando as filhas de seu seu ex- marido Gama que ela tratava como se dela fosse. Ecila estava fazendo uma nova realidade em sua existência.

Do interior de São Paulo ela recebia os primos e primas Mathias Netto, Lilian, ia ao interior rever o pai de Pedro Mathias e Aimar Mathias, ia e voltava de Tietê para rever seu netinho Filipe, da união de Gallito com Cidinha...

Já com os sessenta anos e tantos parecia uma menina nas suas idas e vindas as feiras e açouques do bairro Santa cecília. Amizades com macaense paulistas e paulistas de Macaé onde as histórias dos viscondes e das viscondessas eram por ela contados e recontados em suas tardes e noites onde o jogo de baralho era sua distração. Sentada em sua cama estava sempre rodeada de filhos dela e dos outros que a tinham como mãe e amiga. 


anterior índice próximo

Jornal O Rebate