ECILA

José Milbs

Capitulo VII

Pastora, Noca, Brandina, Albertina, Chiquinha Prata e Lopelina foram unanimes em dizer que de nada adiantava ser contra o namoro porque “quando estas meninas acham que estão apaixonadas, de nada resolve os pais irem contra”.Era deixar rolar para ver que bicho ia dar.

As duas casas, compradas na rua do Meio já tinham como objetivo ser ocupada por Ecila caso se consumasse o casório. Sabendo-se autorizada para namorar não demorou o noivado, marcação de casamento, preparativos e convites. Baixa do Exército, Gama, agora o sapateiro e modelista Djecyr era já o futuro genro de dona Alice Quintino de Lacerda, viúva do cap. Mathias Coutinho de Lacerda. Fotos encomentadas aos Solons, casamento presidido pelo Padre Jason Barbosa, sua sobrinha Marlene, Dea e Masinha, filhas do thers Pereira de Azevedo, como damas de companhia e foi realizado o enlace de djecyr com Ecila.

Na casa do rua do Meio foi escrito, na soleira, em encomenda feita ao Murteira, a frase:LAR DJECILA uma união dos nomes de Djecyr do Ecila. Sapataria e modelos de sapatos feito a mão era o forte de Gama que durante algum tempo liderou as encomendas na cidade. Aprendizes como Orlando, pai de Ceny, Waldo, Roberto Manhães, avó do Juiz Ralph de Campos, que também era aprediz de sapateiro e outros iam se adptando as técnicas de Djecyr que a todos ensinavam a maestria do manejo da sola e das agulhas.

Jonas Willeman, José Silva, Bonga, Fubeca aprendiam o manejo da criação de solas e saltos onde despontava o conhecimento de um artezanal que iria se perder no túnel do tempo. Assim como a maestria do manejo da tesoura que fluía das mãos de Paulo Barreto, Bebé Marques e outros o manejar das mãos dos sapateiros iriam ter seu fim muito próximo. Enquanto isso não vinha acontecer Djecyr nunes da Gama ia distribuindo seu conhecimento, adqurido nos sertões de Campos dos Goitacazes a todos que queriam aprender o oficio. Muitos meninos ficavam a espreita na Sapataria. Tão comum em todas as cidades onde este trabalho era exercido. Não sei se pelo cheiro da cola que vinha quando era feita a Meia Sola ou os Saltinhos. Fato é que toda as Sapatarias eram ornadas de meninos curiosos sentados em suas banquetas. Ela belemente divino olhar as batidas nas pernas, sob calças esfarrapadas pelo ferro em formato de calçados. As solas eram afinadas de modo que, ao serem colocadas nos sapatos durariam anos para serem renovadas. Era mesmo uma arte...

Nascimento do primeiro filho, nascimento da 1 a filha. Na junção dos nomes do casal nominou-se Djecila. Voando alto, Gama abriria, na rua principal, uma Sapataria de nome Rex. Alto custo, tentativa de fazer um longo e proveitoso comércio não deu certo. Grande coração. Alguns aprendizes falsos amigos, fiados, grandes remessas de pés de calçados, chuteiras e outros de fino acabamanto foram sendo mal pagos e foi preciso deixar a cidade e ir abrir novos horizontes comerciais. Como a maioria dos campistas, Djecyr que voar mais alto...


anterior índice próximo

Jornal O Rebate