“Edward Snowden não deve ser perseguido nem processado. Em vez disso, a Casa Branca deve cumprir a promessa que o presidente Barack Obama fez, na campanha eleitoral de 2008, quando prometeu apoiar a aprovação de leis que dessem total proteção a todos os funcionários do governo dos EUA que vazassem informação de alto interesse público, inclusive funcionários que ocupassem posições sensíveis na estrutura da segurança nacional”.
“Até que o Congresso aprove leis que definam procedimentos aceitáveis e justos, que protejam todos os que divulguem crimes de que tenham conhecimento, cometidos pelos órgãos de segurança nacional contra os cidadãos e o povo dos EUA, nenhum vazador pode ser perseguido ou processado. O Congresso e o presidente dos EUA têm de cumprir seu dever e fazer o trabalho que lhes compete. E que parem imediatamente de destruir a vida de funcionários públicos que cumpram o dever de relatar os crimes de que tenham conhecimento”.
Há importante precedente histórico de proteção a vazadores de informações relacionadas a crimes cometidos pelo Estado e pelo governo dos EUA – o que prova que essa proteção sempre esteve presente e ativa no projeto dos Pais Fundadores dos EUA.
11/6/2013, [*] Stephen M. Kohn, USA National Whistleblower Center- NWC
“National Whistleblower Center Issues Statement in Support of NSA Whistleblower”
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
[*] Stephen M. Khon, Diretor Executivo do NWC, já discutiu esse assunto em coluna publicada no New York Times, 12/6/2011, “The Whistleblowers of 1777”. É autor do livro The Whistleblower's Handbook: A Step by Step Guide to Doing What's Right and Protecting Yourself [Manual dos Vazadores: Guia passo a passo para fazer o que é certo e proteger-se] (Lyons Press, 2011).
Para mais informações, entre em contato:
Mary Jane Wilmoth
(202) 342-1902
http://redecastorphoto.blogspot.com.br