Foto: Gonzalo Arselli
A Global Ocean Sailing Ventures (GOSV) anunciou que a sede da sua Regata de Volta ao Mundo será a Cidade de Portimão e o nome do evento será Portimão Global Ocean Race.
Esta grande Regata irá partir de Portimão com paragens em Cape Town (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia) Ilhabela (Brasil) e Charleston (EUA), antes de regressar novamente a Portimão. Manuel da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Portimão comentou: “Portimão é uma cidade do mundo e é com enorme satisfação que seremos palco de um evento desportivo internacional deste tipo. A Portimão Global Ocean Race irá dar-nos a oportunidade de apresentar e promover a nossa grande cidade e convidar velejadores e não velejadores a visitarem-nos e a desfrutarem da nossa inigualável hospitalidade.”
Este acordo com a Cidade de Portimão surge principalmente pelos esforços do velejador Português Ricardo Diniz e sua equipa, no âmbito do seu Projecto 'made in Portugal' e na sua firme convicção de que Portugal está prestes a ser o próximo grande destino mundial para eventos náuticos.
Ricardo Diniz, Velejador comentou: "Estou muito orgulhoso e satisfeito pelo facto que a organização deste evento tenha percebido o espírito do povo Português e o grande potencial de Portugal e todo este Oceano que nos envolve. Estou certo que a nossa grande tradição marítima irá confirmar-se e que Portugal irá dar todo o seu apoio e carinho a este magnífico evento. A Portimão Global Ocean Race é uma grande oportunidade para Portugal a todos os níveis."
Josh Hall, Director da Regata comentou: “Não conseguimos imaginar melhor porto de partida e de chegada para esta regata do que Portimão. É uma cidade dinâmica que representa verdadeiramente o espírito deste evento: inovação, perfeição e espírito de aventura. Sei que os nossos concorrentes apreciarão a hospitalidade desta cidade e o facto de se encontrarem nos ventos alísios em direcção a sul, poucas horas após a partida, será uma grande vantagem.”
Portimão tem condições formidáveis, ao mais alto nível. A equipa Holandesa ABN AMRO, vencedora da Volvo Ocean Race, selecionou Portimão como a sua sede de treinos e diversas outras classes como os TP52, ORMA 60 e F1 da motonáutica fazem parte do calendário de provas desta cidade. A sua dimensão e localização tornam Portimão a cidade perfeita para receber esta grande Regata de Volta ao Mundo.
A Portimão Global Ocean Race terá início em Setembro 2008, rondando posterioremente os cinco grandes Cabos durante a volta ao mundo. Prevê-se que uma frota de 25 a 30 barcos irá partir da Marina de Portimão, regressando nove meses depois, após terem navegado cerca de 30.000 milhas e uma volta ao mundo completa. Cada barco será velejado em solitário ou por duas pessoas, em veleiros de 40 ou 50 pés. É também este conceito inovador que já garantiu um grande interesse internacional.