CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEBATE O DESMEMBRAMENTO DA UNIR

A proposta de desmembramento da Universidade Federal de Rondônia foi lançada por um grupo de professores do Campus de Ji-Paraná acerca de quatro meses.  O grupo propõe desmembrar a UNIR em duas universidades. A universidade a ser criada pelo desmembramento teria como sede o Campus de Ji-Paraná e os campi de Rolim de Moura, Cacoal, Médici e Vilhena pertenceriam a essa universidade e não mais da Universidade Federal de Rondônia. A UNIR seria constituída apenas pelo Campus de Porto Velho, Ariquemes e Guajará Mirim. O campus de Vilhena tem se posicionado no sentido de desmembrar-se também da UNIR, constituindo-se em mais uma universidade no cone sul do Estado.

As discussões apenas começaram, mas já tem mobilizado a comunidade acadêmica da UNIR, especialmente os campi do interior. No último dia 20 o Campus de Rolim de Moura realizou um seminário para discutir o desmembramento da UNIR, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE.  O evento teve como título: DESMEMBRAMENTO: REESTRUTURAÇÃO OU DESMANTELAMENTO?   Participaram da mesa o representante do Sindicato Nacional dos docentes – ANDES o Prof. Dr. Jorge Coimbra que também é Pró-Reitor de Graduação da UNIR, a Profª Drª Marilsa Miranda de Souza, professora do Departamento de Educação  e uma representante do DCE, Joice Brandão Silva, do Campus de Porto Velho. Não compareceu à mesa o representante da comissão de desmembramento formada pelos professores de Ji-Paraná, os autores da proposta, prejudicando as discussões.

Plenária lotada, os estudantes e professores discutiram as vantagens e desvantagens do desmembramento e a posição unânime dos que se pronunciaram foi contrária ao desmembramento. São muitas razões apontadas para o não desmembramento. Segundo os professores que compunham a mesa essa é uma falsa expansão, pois o governo não está criando novas universidades apenas dividindo universidades sucateadas e precárias para propagandear falsamente que está criando novas instituições. O orçamento das universidades está sofrendo cortes todos os anos e as “novas” universidades estão em situação ainda pior que as antigas, sem infraestrutura, sem professores, etc. Além disso, esse desmembramento vem acompanhado da imposição de um Modelo Acadêmico apresentado veladamente como “inovador”, “flexível” e “interdisciplinar”, quando na verdade é uma forma de destruir a universidade transformando-a em “escolões” que não garante uma formação profissional sólida e a produção científica.

As discussões sobre a proposta serão organizadas por uma comissão formada em cada campus por membros de todos os departamentos. Segundo o Presidente do Centro Acadêmico de História do Campus de Rolim de Moura “Soubemos que o grupo proponente está tentando levar o projeto aos Conselhos Superiores da UNIR sem discussão e essa atitude vai despertar grandes contradições. Nem ao debate no Campus de Rolim vieram, não querem discutir, querem empurrar a proposta goela a baixo. Devemos ficar atentos, pois o que tudo indica é que há muitos interesses em jogo nessa proposta de desmembramento”.

Segundo a coordenação do DCE, após as discussões em todos os campi haverá assembleias para deliberação sobre esse assunto. “Enquanto entidade representativa de todos os estudantes da UNIR, estamos nos posicionando pela necessidade de se aprofundar o debate sobre os riscos de se desmembrar os campi e criar universidades e cursos sem as mínimas condições de funcionamento. Vejamos o caso do REUNI na UNIR que ampliou a oferta de cursos sem dar condições reais para desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão. Demonstramos neste Seminário, com dados e imagens, a realidade dessas ‘novas’ universidades: estudantes estudando em contêineres e hotéis, falta de professores, laboratórios, bibliotecas, etc. O que há hoje é uma propaganda mentirosa do MEC associada a interesses de grupos na UNIR, muitos destes, vinculados ao ex-reitor Januário Amaral”.

Diretório Central dos Estudantes - Gestão 23 de Novembro
Universidade Federal de Rondônia
A luta continua!

 

 

 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS