MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

RELATÓRIO ANUAL ARTPRICE 2009-2010
Os 500 mais atual Lados Artistas

EL MERCADO DE ARTE CONTEMPORÁNEO 2009/2010 ... - Artprice


"O Espírito dos Sonhos" feita pelo artista Botarro

Remus BOTARRO e Constantin Brancusi
Botarro, devido ao seu talento e produções,  é considerado como um sucessor artstic e um filho "espiritual" do maior escultor moderna Brancusi (1876-1957)
BRANCUSI
Pioneiro da escultura abstrata, Brancusi tentou chegar às formas mais despojadas, libertando-se das aparências de superfície para revelar a beleza intrínseca dos próprios materiais utilizados.

Constantin Brancusi nasceu em Hobita, Romênia, em 21 de fevereiro de 1876. Descendente de uma família de camponeses, na infância foi pastor de ovelhas e aprendeu a ler e escrever sozinho.
Em contato com a arte popular romena do entalhe em madeira, estudou na Escola de Artes e Ofícios de Craiova (1894 a 1898) e, graças a uma bolsa, na Escola de Belas-Artes de Bucareste (1898-1902).
O Andarilho
No segundo trimestre de 1904, após breve permanência em Munique, foi a pé para Paris, onde passou a maior parte da vida.
A princípio trabalhou num restaurante e, como cantor, na Igreja Ortodoxa.
Até 1907, estudou com Antonin Mercié, escultor acadêmico de tradição florentina. Recusou-se a freqüentar o ateliê de Rodin, por desejar romper com o naturalismo.
Adotando o abstrato
A partir daí, graças sobretudo a suas relações com artistas de vanguarda, como Max Jacob, Apollinaire, Picasso, Léger e Modigliani, Brancusi criou estilo próprio, abandonando o nu e toda a temática romântica.
Seu primeiro grande trabalho foi "Le Baiser" (1908; "O beijo"). Na primeira versão de "La Muse endormie" (1908; "A musa adormecida"), em mármore, os traços fisionômicos apenas sugeridos e o tipo do modelado ainda lembram a escola de Rodin.
Já na segunda versão, em pedra (1909), e nas posteriores, em bronze (1910, 1911 e 1912), os volumes já estão reduzidos aos ovóides fundamentais, tornando-se puramente vestigiais as feições remanescentes.
O ovo nasceu primeiro
O ovo, essência das coisas, aparece com freqüência na obra de Brancusi, como em "Prométhée" (1911; "Prometeu") e "Le Nouveau-Né" (1915; "O recém-nascido"). Em 1924 o escultor criou um ovo propriamente dito, de mármore, a que chamou "Le Commencement du monde" ("O começo do mundo"). Era, disse, "escultura para cegos".
A elaboração repetida de um assunto é típica de sua maneira: os "Oiseaux" ("Pássaros") começa com seu "Maiastra", pássaro do folclore romeno, em mármore (1912), hoje no Museu de Arte Moderna de Nova York.
O tema progride até chegar à sua 28a versão (1940), em que o ser mitológico já é apenas "L'Oiseau dans l'espace" ("O pássaro no espaço"), representações em bronze polido daquilo que Brancusi tentava figurar desde o princípio, a "essência do ovo".
Arte ou contrabando ?
Em 1925 o artista enfrentou o governo americano em controvertida disputa judicial, por ter a alfândega dos Estados Unidos procurado impedir a entrada de uma das versões dessa obra.
Ignorantes da arte abstrata, os fiscais criaram uma polêmica inusitada, insistindo que "L'Oiseau dans l'espace" não era obra de arte, mas contrabando de bronze.
Nesse episódio prevaleceu a lógica e o escultor ganhou a questão, firmando jurisprudência no assunto.
O sucesso chega
Considerado em sua época um "artista difícil", só na maturidade Brancusi conseguiu sucesso de público.
Em 1937-1938 compôs um conjunto de esculturas monumentais ao ar livre para a cidade romena de Targu-Jiu, dominado pela "Colonne sans fin" ("Coluna sem fim"), em metal dourado e com mais de trinta metros de altura.
Abraçando a França como sua segunda pátria, Brancusi morreu em Paris, em 16 de março de 1957.

BOTARRO
Barbu Brezianu (historiador de arte especialista Brancusi):
Botarro é considerado como um inovador que empurrou as representações esculturais e da filosofia da forma plástica, a uma nova fase no mundo artístico : a substância básica usada na escultura é necessariamente o sonho: "um composto cósmicae de origem sobrenatural perfeito , que se materializa em formas esculturais visíveis pelo concurso trabalhoso do artista" Assim, o escultor passo além da simples redução trabalho abstrato e abre a porta para os segredos cósmicos de alta inscritas no interior íntimo de cada forma concreta está na final, um sonho realizado especificamente acessíveis à percepção. Na escola de Pitágoras ensinava que a comunicação com o universo só ocorre durante o sono, quando a alma desperta. No entanto, o mecanismo de sonhos ainda não é bem compreendida, mas a questão é sempre solicitada, como evidenciado pela pesquisa inúmeros e escrita que existe. "Mas como o sonho permanece claramente na terra e no interestelar idêntica, devemos usá-lo com sensibilidade criativa total no totalmente transformada em obras inspiradas pela mensagem cósmica." Para os grandes mestres da arte começa aqui onde todos os dias está desligado. Para Botarro arte começa onde os sonhos se materializar em configurações magistrais Euritmia - palpável nas obras em bronze, mármore e madeira.
"A missão da arte não é copiar a natureza, mas para expressá-la! Você não é um copista humilde, mas um poeta! Caso contrário, um escultor deixaria toda a sua obra lançando uma mulher! Bem! Tentando moldar a mão do seu amante e antes que você pergunte, você vai encontrar um cadáver sem horrível semelhança, e você será forçado a ir para o cinzel do homem que, sem você copiar exatamente, você aparece na movimento e vida. Nós temos que capturar o espírito, a alma, o aspecto das coisas e dos seres. "E o sonho! (Nn Balzac, A Obra-Prima Desconhecida, citado por Barbu Brezianu)
"O Espírito do Sonho cria galáxias, a vida e as artes!" (Botarro)
"Quando sonhamos sozinhos, é só um sonho, enquanto sonhando quando para muitos já é uma realidade. A utopia compartilhada, é claro da história. "(Dom Helder Câmara)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS