Benedicto Lacerda: O Flautista de Ouro

http://www.jornalorebate.com.br/448/livro.gifBenedicto Lacerda: O Flautista de Ouro – Um Gênio na Orfandade é um completo compêndio de informações sobre a vida e obra de Benedicto Lacerda. Em particular, o livro trabalha dezenas de histórias da vida de Lacerda e do panorama do choro e samba no Rio de Janeiro do século XX. Escrito por quem viveu o ambiente da família de Benedicto Lacerda, Sidney Castello Branco nos revela detalhes até então desconhecidos sobre diversos aspectos da vida, obra e perfis profissionais e artísticos do compositor.

Dentre os muitos assuntos tratados nesta obra, os seguintes se destacam:

• Biografia: da sua infância em Macaé até a mudança para a cidade do Rio de Janeiro, sua vida no rádio, como carnavalesco e autor de sambas de escola de samba, seus anos dedicados à causa dos direitos autorais no Brasil, seus grandes sucessos, sua parceria com Pixinguinha, até a doença que o levou ainda tão produtivo.

• Fotos: a magnífica coleção de fotos apresentada conta a vida de Benedicto por si só. Muitas das fotos, por pertencerem a coleção da família de Lacerda, estão sendo oferecidas pela primeira vez ao público em geral.

• Discografias: as discografias completas de Lacerda como autor e como acompanhante estão publicadas ao final da obra.

Em particular, o livro trabalha dezenas de histórias da vida de Lacerda e do panorama do choro e samba no Rio de Janeiro do século XX. Escrito por quem viveu o ambiente da família de Benedicto Lacerda, sendo casado com uma das netas de Lacerda, Sidney Castello Branco nos revela detalhes até então desconhecidos sobre diversos aspectos da vida, obra e perfis profissionais e artísticos do compositor.

O autor nos dá perspectivas novas sobre as histórias consideradas controversas, como certamente é o caso da parceria com Pixinguinha ou sua saída de seu Regional em 1951, elucidando situações que acabaram sendo deturpadas ao longo do tempo.

Sidney Castello Branco estabelece com esta obra uma referência biográfica e histórica sobre vida e obra de Benedicto Lacerda, e ao mesmo tempo, presta uma homenagem ao órfão de infância humilde que foi um gênio da música popular brasileira.

Serviço

Inclui: Biografia e obras
Dimensões: 24 x 17 cm
Páginas: 344

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS