Zé do Pedal é um aventureiro inusitado, à moda brasileira, no improviso. Sua primeira aventura foi em 1981, quando saiu do Brasil de bicicleta para assistir a copa do mundo de futebol na Espanha. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta e terminou na copa do México. Já atravessou o Japão e parte do Brasil em um velocípede infantil e também percorreu o rio São Francisco e parte da costa oceânica dos EUA e México em um pedalinho. De 2008 a 2010, pedalou da França até a África do Sul por mais 17 mil quilômetros a bordo de um kart a pedal. E como sempre, aproveitou para assistir os jogos da copa do mundo ao fim de sua jornada. Tudo isso sem patrocinadores, contando com pequenos apoios que surgiam pelo caminho e sempre levando a bandeira de uma causa ambiental ou humanitária.
No dia 31 de agosto será exibido no Rio de Janeiro o documentário Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo. Dirigido por Bruno Lima e Fabricio Menicucci, o filme conta um pouco da vida e motivações desse “Dom Quixote a pedal”. Os diretores acompanharam os últimos trechos de sua aventura pelo continente africano.
Assim como as viagens de Zé, o filme também foi feito com pouco dinheiro. Os diretores, que também foram produtores e fotógrafos, conseguiram pequenos apoios e patrocínios para custear a viagem. Depois que retornaram ao Brasil tiveram de recorrer a um financiamento coletivo (crowdfunding) para conseguir finalizar o filme. No total, foram mais de 3 anos de projeto. “Fala-se muito em cinema de baixo orçamento, mas o nosso foi de baixíssimo orçamento”, brinca Bruno Lima ao dizer que o projeto foi feito “na raça”, assim como as aventuras de seu personagem.
O filme teve sua primeira exibição em festivais no dia 17 deste mês e ganhou o prêmio de melhor documentário no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco – Geraldo Pereira dos Santos.
A exibição no Rio será no cinema do Memorial Getúlio Vargas, na praça Luis de Camões (ao lado do Hotel da Glória), às 15h. O aventureiro Zé do Pedal estará presente e haverá também uma apresentação da Orquestra Cyclophonica. A entrada é gratuita.
Serviço
Exibição no cinema do Memorial Getúlio Vargas – 15 horas – Praça Luis de Camões – Glória. Rio de Janeiro. Duração: 24 minutos.
Sobre o filme
Realização: Abbas Filmes
Direção: Bruno Lima e Fabricio Menicucci
Idiomas: Português, Inglês
Legendas: Inglês, Espanhol, Francês
Formato de Tela 16x9
24 minutos – Colorido
DVD a venda por R$ 30,00
www.zedopedalofilme.blogspot.com