(Conceituação)
É a lógica investigativa do movimento e das transforma-ções de todas as coisas e fatos da realidade. Em função de sua amplitude e profundidade, com esse método, possibilita-se analisar e explicar, desde o ponto zero (nada), até o infinito (tudo). A dialética é portanto, o método universal para descobrir e evidenciar as leis gerais e específicas do movimento e das mudanças de todos os agregados materiais e sociais pela prática de seus princípios gerais:
- Tudo se relaciona;
- Tudo se transforma;
- A transformação qualitativa;
- A luta dos contrários.
As transformações dos planetas, estrelas, satélites,come-tas, expressam as leis da Astronomia. Os movimentos dos seres vivos, materializados em seus órgãos, células, endo-plasma, ectoplasma, núcleo,DNA,elucidam as leis da Biolo-gia. Aplicado ás mudanças da matéria, consolidadas na evolução de suas moléculas, átomos, prótons, elétrons, neutros, núcleos, determinaram-se as leis da Física Nuclear.
Igualmente praticado na investigação dos conflitos da sociedade humana,expressos na luta de classe, deu-se origem às leis das Ciências Sociais enunciando a evolução histórica de novos regimes políticos, qualitativamente superiores. Da comuna primitiva ao socialismo.
Esclareceu-se, por exemplo, o salto espetacular dos primatas da era terciária para a evolução do homem sel-vagem dos primórdios. Da horda simiesca para a bárbara sociedade gentílica da pré-história.
Muitas coisas da sociedade dos homens foram e serão explicadas pela dialética, nessa gloriosa transformação de bicho em gente, da ignorância total para o saber humano.Na natureza, da pedra para o solo, para a planta, a flor, o fruto, a semente, a vida.
Esclareceu-se, assim, a marcha evolutiva da mente pétrea da selvageria para a barbárie superior; daí, para a geniali-dade filosófica, científica, técnica, artística, poética, musical dos homens “civilizados” da atualidade pós-moderna.
________
(*) Professor, Escritor
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.