Historicamente os pescadores artesanais de Cananéia alavancam a economia da cidade, sendo responsável por boa parte do resultado econômico e do Produto Interno Bruto que é produzido no município.
A economia municipal gira em torno do turismo e da pesca artesanal, de forma que se a pesca segue bem, a estrutura financeira da cidade também estará bem, sendo o inverso igualmente acertado.
Decorre pois a grande importância para à sociedade local, a representatividade dos pescadores junto à Câmara Municipal e igualmente no seu sindicato, ou seja, a Colônia dos Pescadores Apolinário Araújo, pois parcela considerável da população se não é pescador, tem na família quem o seja e dessa atividade sobrevive como sua profissão, trazendo resultados econômicos para seus dependentes e agregados.
Igualmente será sempre saliente a importância que se deva dar a essas atividades, trazendo os responsáveis, cursos de aperfeiçoamento e mesmo, impondo nos currículos escolares do município, matérias que permitam aos estudantes, aprendizados para aplicarem nas atividades pertinentes a vocação histórica da população.
Um exemplo saliente é que a tradicional ostra de Cananéia, cujo sabor é apreciado há longa data nos melhores e requintados restaurantes do pais,representa igualmente atividade típica do lugar, que exige posturas mais enérgicas e eficientes das autoridades públicas, de forma a incentivar a produção, distribuição, comercialização e divulgação dessa especiaria pitoresca do lugar.
Se a pesca e a ostreicultora estiverem bem, com a tutela jurídica e politica indispensável para o fortalecimento da atividade e daqueles que exploram economicamentetal segmento industrial, consequentemente o turismo, outra fonte responsável pela economia local estará bem. Não há dúvida que a maior parte daqueles que visitam a cidade, a par da bucólica arquitetura, nela se hospedam com o intuito de praticarem pescarias esportivas, esportes náuticos e visitas as inúmeras ilhas e recantos espalhados ao longo de sua costa.
Assim, sem mais delongas insta salientar que o Poder Público Municipal, através de seus vereadores e do Chefe do Poder Executivo tem obrigação, sem qualquer escusa, de se empenharem pelo fortalecimento das atividades econômicas da cidade, de forma a traduzir resultados que beneficiem seus habitantes, o que significa trazer ampla divulgação e fortalecer as atividades turísticas e pesqueiras e assim também a produção sadia de suas ostras, que por si só, constituem significativa publicidade da cidade, pelo histórico e pela tradição de suas qualidades.
Fim
______________
* O autor é sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. Ministra palestras e tem diversas obras jurídicas publicadas.