O bom momento do Vasco da Gama estende-se também às categorias de base, que com um bom conjunto de profissionais, vem fazendo a grande diferença a favor do Clube.
A categoria 2000 é uma das que vem destacando-se bastante sob o comando do treinador Gilson Paulo, ex-atleta profissional e professor de educação física, no clube desde o primeiro mandato do atual presidente Roberto Dinamite.
Gilson foi auxiliar do Juvenil do time cruzmaltino e teve papel importante na preparação de Felipe Coutinho, atualmente no “Inter de Milão” e Allan, “hoje no profissional do Vasco”, mantém os seus garotos, invictos desde 2009.
O treinador que parece ser gêmeo univitelino do atual dirigente do profissional do Trem bala da Colina, Cristovão Borges, diz que o Vasco investe na busca de novas experiências para a garotada, levando-os para participarem de campeonatos por todo o Brasil, (Copa Votorantin em SP, Copa Dois de Julho em Salvador, Copa Macaé, e fora do País.
Recentemente as categorias de base participaram do mundialito na Europa, enfrentando grandes clubes como (Real Betis, Milan, Real Madri, Sevilha, Sportine Portugal, enfim, uma serie de grandes equipes, mostrando a boa abrangência e prestígio que o clube atinge hoje em dia no futebol.
Em 2011 ganharam a copa Unimed e Campeonato Carioca, invictos. Ainda tiveram o melhor jogador da competição e o melhor goleiro, menos vazado.