Realidade caótica

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2019 e vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, “Cafarnaúm”, obra libanesa de Nadine Labaki, é uma narrativa que que obriga a pensar e repensar o mundo contemporâneo sob a ótica da miséria financeira e existencial de boa parte da população mundial.

https://jornalorebate.com.br/19-04/cafarnaum.jpg

O enredo tem como eixo um menino de 12 anos sem documentos que, após ser preso por tentativa de assassinato do marido que levou a sua irmã à morte, move um processo contra os pais para que eles não tenham mais filhos, já que não souberam cuidar daqueles que geraram.

Mas a história está muito além disso, pois o menino fugira de casa justamente quando os forçaram a irmã de 11 anos a contrair casamento com quem seria seu algoz. E, nas ruas de uma cidade que parece um labirinto, principalmente quando filmada do alto, envolve-se com refugiados de diversas procedências.

Pelo sonho de fugir daquela realidade (“Cafarnaúm” significa “caos”), chega a vender um filho de uma refugiada africana. Os personagens vivem situações-limite durante trajetórias repletas de desesperança em que parece haver pouca possibilidade de redenção, pois a fome, a miséria e o desespero espreitam a cada esquina.       

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS