Disfunção erétil, como superar esse problema

Algumas pesquisas apontam que mais de 25 milhões de homens no Brasil sofrem de disfunção erétil e 70% tem como origem problemas psicológicos, como a ansiedade. Como psicólogo, vou abordar o tratamento psicológico, e há dois caminhos a seguir: 1) focar no problema, vendo as diversas causas e entender o porquê isto está ocorrendo, com o risco do paciente ficar mais ansioso, pois uma vez sabendo os detalhes, tende a reconhecê-los quando está sendo acometido pelos sintomas e tende a sofrer e perder o controle emocional; ou 2) focar no aspecto positivo, ver o que pode ser feito para viver plenamente a sexualidade, deixando para focar o problema apenas quando este realmente for algo tão arraigado na sua personalidade que não tem como ultrapassá-lo sem resolver essas amarras do passado. Por perceber que a Psicologia Positiva traz muito mais benefícios aos pacientes do que a psicologia clínica tradicional, vou abordar nesse artigo levando esse aspecto em consideração, apontando como ultrapassar positivamente o problema da disfunção erétil de fundo emocional.

https://jornalorebate.com.br/19-03/disfuncao.jpg

Das diversas opções em focar positivamente a vivência psicológica da sexualidade, cito a importância de focar na busca do prazer de quem você está se relacionando. Se você manter isto presente, sua atenção estará focada no aspecto positivo e não no fracasso, e isto já é uma diferença enorme para superar o problema emocional da disfunção erétil. Tenha presente que a sexualidade inicia horas antes do ato sexual, quando você de alguma forma pode envolver a outra pessoa no clima da sexualidade. Nesse período anterior procure imaginar as diversas possibilidades de satisfazê-la sexualmente sem penetração, pense nas diversas possibilidades de masturbação, sexo oral e outras formas que você se sente seguro para fazer e que você reconhece que terá sucesso em satisfazer.

Enquanto sua atenção estiver na outra pessoa, existe a tendência de não prestar atenção no seu próprio corpo, deixando-o relaxado e mais preparado para que tenha uma ereção. Deixe-se envolver pelo clima gostoso da relação, descubra novas forma de prazer, perceba seu corpo, o corpo de quem você se envolve. Viva a positividade da vida, do sexo, do prazer. Se gostou do texto compartilhe, ajude outras pessoas.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
31566874

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS