A escola de samba sediada no município da baixada fluminense São João de Meriti, Unidos da Ponte voltará a desfilar na passarela da Marquês de Sapucaí o sambódromo Professor Darcy Ribeiro, na 2ª divisão/Série A do Carnaval carioca 2019.
Na Sapucaí, a última vez que a azul-branco afilhada mangueirense desfilou ocorreu em 2003 na 2ª divisão a atual Série A então grupo A quando ficou em 11º lugar e acabou rebaixada para a 3ª divisão a atual Série B então grupo B, através do tema-enredo homenageando o falecido tucano & ministro das Comunicações o ‘Serjão’ intitulado: “De Graham Bel (1819-1905l a Sérgio Motta (1940-1998) – um salto para a modernidade” criado & desenvolvido pelo carnavalesco Edgley Cunha.
Assim, de 2004 até este ano a Unidos da Ponte na 3ª e 4ª divisões do Carnaval carioca respectivamente as atuais Séries B e C, quando em 2018 se sagrou campeã 2018 da 3ª divisão/Série B através do enredo: “Romance de Xangô – a dança do fogo” criado & desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Milato. Fato que deu o direito à agremiação meritiense de voltar a se apresentar em 2019 na Sapucaí.
Na oportunidade, a Unidos da Ponte estará abrindo na noite de 6ª feira, dia 1º de março, os desfiles oficiais do Carnaval carioca 2019 Série A reeditando enredo e samba-enredo 1984 que foi criado & desenvolvido pelo carnavalesco Geraldo Cavalcante e teve obra musical de autoria do compositor Jorginho sob o título: “Oferendas” cuja reedição caberá à dupla de carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz.
*torcedor da Portela - é jornalista.