Alcione retratará Dandara no desfile da Mangueira 2019; um dos sambas homenageia Marielle.

alcione

A cantora da Música Popular Brasileira a maranhense Alcione que é mangueirense e ironicamente utiliza o apelido-marketing de a ‘Marron’ retratará a heroína negra Dandara, a da espécie de confederação de quilombos Palmares e que foi mulher do maior negro brasileiro o comandante máximo de tal confederação de quilombos Zumbi, no desfile oficial 2019 da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca.

Pra esclarecer, Dandara acabou se suicidando atirando em um precipício de pedras, pra não voltar a ser escravizada à força pelos opressores da Coroa Imperial portuguesa. A qual comprou a rios de dinheiro o sanguinário mercenário apelidado de bandeirante Domingo Jorge Velho que acabou por assassinar & decapitar Zumbi em 20/11/1695. Cuja data 20 de Novembro se tornou o Dia Nacional da Consciência Antirracista, feriado no Estado do Rio de Janeiro e diversas capitais de estados brasileiros como São Paulo (SP).

A logo marca e a sinopse do tema-enredo: “História pra ninar gente grande” foi criada, redigida e terá desenvolvimento dos quesitos enredo, alegorias/adereços e fantasias a cargo do carnavalesco Leandro Vieira. Já a safra de sambas concorrentes, embora a sinopse não cite a vereadora pelo PSOL, Marielle Franco (27/07/1979 a 14/03/2018) ela é merecidamente homenageada como espécie de heroína & mártir no samba concorrente da parceria liderada pelo compositor-bamba Deivid Domênico.

Haja vista, a vereadora foi militante de movimentos sociais como o movimento negro e o da causa LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais) e dias antes da decretação pelo governo federal da intervenção do Exército na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro se tornou relatora da Comissão do Legislativo Carioca para investigação & acompanhamento de tal intervenção e denunciou um certo batalhão da polícia militar por abusos e homicídios contra pessoas pobres e oprimidas de comunidades. O citado samba concorrente e os outros 10 até agora divulgados serão comentados, em um texto específico.

Afinal, a execução a tiros da vereadora-mártir ainda não foi esclarecida (nem deverá ser). Tudo, porque quem planejou assim como contratou profissionalmente e mandou executar os assassinatos-execuções a tiros da vereadora e do motorista dela Anderson Gomes, com “certeza pertencem e ou são ligados às próprias forças militares de intervenção, Polícia Militar (que tem que ser extinta) mais policiais & políticos mercenários e criminosos que integram as apelidadas milícias”.

 

*torcedor da Portela, militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) - é jornalista.

 

Vídeo para Mangueira 2019 parceria de Deivid Domenico - Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=falx35RiC44

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS