O comando da escola de samba Vai-Vai divulgou, de forma inovadora através de vídeo-declamado, a sinopse do tema-enredo afro com o qual se apresentará na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval paulistano 2019 intitulado: “Vai-Vai o quilombo do futuro”. Quem declama o texto da sinopse é o consagrado sambista, compositor, cantor e espécie de poeta o carioca Altay Veloso. A ainda não divulgada logo marca do quesito enredo, assim como os quesitos alegorias/adereços e fantasias serão criadas e desenvolvidas pela dupla de carnavalescos Roberto Monteiro & Hernani Siqueira.
Em outras palavras, comandada desde 2010 pelos presidentes o executivo Darli Silva o ‘Neguitão’ e o de honra Thobias ‘da Vai-Vai’, a maior vencedora da Folia da terra-da-garoa com 15 títulos de campeã, depois do inesperado 10º lugar neste ano, quando a sede comunitária & social da agremiação do bairro Bixiga sofreu pichações de protestos, o longevo ou o continuísta comando da escola de samba dá mostras que pretende ao menos voltar no desfile das campeãs em 2019.
Registre-se que, embora o 10º colocado tema-enredo 2018 da agremiação: “Sambar com fé eu vou” que homenageou o compositor-cantor da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil possa ser considerado afro assim como alguns outros, apenas no bi conquistado pela Vai-Vai em 1981-1982. Foi que nesse último ano a agremiação se sagrou campeã através de um enredo do gênero afro: “Orun Ayê o eterno amanhecer” criado e desenvolvido por uma Comissão.
Aguardemos pelo menos a divulgação da logo marca, além da safra de sambas concorrentes e a consequente escolha do ‘hino’ oficial 2019 da Vai-Vai, ou se o mesmo será encomendado. Afinal, há vertentes de compositores no mundo do samba que consideram prejudicial para criações de sambas-enredo sinopses já poéticas conforme a declamação no vídeo em questão acerca do enredo 2019 intitulado: “Vai-Vai o quilombo do futuro” feita pelo consagrado sambista-compositor Altay Veloso.
*torcedor da Nenê de Vila Matilde em SP e da Portela no RJ - é jornalista.