Enredo 2019 da Viradouro será mais do mesmo carnavalesco Paulo Barros?

escola de samba viradouro

Retornando pela 3ª vez à 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca 2019, a campeã 2018 da 2ª divisão/Série A, a escola de samba sediada em Niterói, Unidos do Viradouro teve o seu título-tema-enredo e logomarca divulgados no feriado estadual alusivo a São Jorge nesta 2ª feira, dia 23 de abril: “Vira Viradouro!”. O qual é de criação e será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros que é um artista fitness com samba no pé & considerado o mago do espetáculo.

Em outras palavras, será filosoficamente falando, mais do mesmo? Haja vista, o vitorioso carnavalesco detentor de quatro títulos de campeão na 1ª divisão da Folia carioca (2010/2/4 pela Unidos da Tijuca e 2017 pela Portela) criou & desenvolveu na própria escola de samba Unidos do Viradouro em 2007, o tema-enredo que retratou a Passarela da Sapucaí transformada num tabuleiro onde casa a casa, desfilantes e público buscaram o caminho da vitória: “A Viradouro vira o jogo”.

Não por outra razão, a Viradouro que é uma das duas coirmãs-afilhadas niteroienses da Portela, no Carnaval 2007 ficou em 4º lugar com 397,3 pontos empatada com a 5ª colocada Unidos da Tijuca. De onde o carnavalesco tinha saído, contratado profissionalmente pela grana-preta do patrono in memoria da Viradouro, o já falecido contraventor penal do jogo do bicho atualmente apelidado empresário zootécnico o Monassa, ou seja José Carlos Monassa Bessil (1940-2005).

Pra ter-se ideia, no Carnaval 2007 na comparação de quesitos as notas foram: Viradouro 10 + 10 + 10 + 10 (enredo) 10 + 10 + 10 + 10 (fantasias) 10 + 9,8 + 9,5 + 9,8 (alegorias/adereços) e 10 + 10 + 10 + 10 (samba-enredo) de coautoria dos compositores Gusttavo Clarão, Gilberto Gomes, Nando, Pablo Fernandes, PC Portugal e Dominguinhos do Estácio. Já Unidos da Tijuca 10 + 10 + 10 + 10 (enredo) intitulado “De lambida em lambida, a Tijuca da um click na Avenida” dos carnavalescos Luiz Carlos Bruno Lane Santana 10 + 9,8 + 9,8 + 10 (fantasias) 9,9 + 10 + 9,5 + 10 (alegorias/adereços) e 10 + 10 + 10 + 10 (samba-enredo) de coautoria dos compositores Ivinho do Cavaco, Totonho, Silvão e Jorge Remédio.

Atualmente a escola de samba Unidos do Viradouro é comandada pelo presidente-executivo & de honra Marcelo Calil Petrus Filho que é da família do empresário zootécnico Antônio Calil Petrus o ‘Turcão’ e pela vice-presidenta Susie Bessil que é filha do já mencionado patrono in memória da agremiação niteroiense. Assim, uma vez que o carnavalesco Paulo Barros anuncia que o enredo 2019 intitulado: “Vira Viradouro!” será de transformação. Aguardemos a sinopse, para sabermos qual será a perspectiva de desenvolvimento de um desfile carnavalesco oficial baseado na palavra (transformação) que não pode ser confundida com revolução.

 

Viradouro 2007 - A Viradouro Vira o Jogo.mpg - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=zlUZUikTZk0

Compacto Oficial Carnaval 2007 - Unidos da Tijuca - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=UlchLvplSJM 

 

*jornalista – é torcedor da Portela.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS