Em tempo, de Armando Barreto

NEPOTISMO?
A jovem Letícia de Santis Mendes de Farias Mello, de apenas 37 anos, filha do ministro (STF) Marco Aurélio Mello, acaba de ser agraciada com o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal. Sua mãe é a desembargadora Sandra de Santis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O pai disse que procurou colegas desembargadores para tratar da indicação (lista tríplice) da filha, mas alegou não ter pedido nada.  Já outro ministro, Luiz Fux,  também batalha para que sua jovem filha Mariana, de 32 anos, consiga uma vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça.
Diz o escritor Laurentino Gomes em sua atual obra 1889, data da proclamação da República: - “É quase impossível entender o Brasil de hoje sem estudar as três datas (1808,1822 e 1889) que marcaram a construção do Estado brasileiro durante o século XIX”. Foi assim que a elite se fez, que os senhores de engenho, os poderosos cafeicultores e pecuaristas tornaram-se donos das terras, cartórios,  e passaram a comandar a vida política do país.  

OPOSIÇÃO VAZIA
Como uma alcateia faminta, babando e esperando o momento certo de pular sobre a presa, assim estão os oposicionistas do PSDB, DEM e PPS “secando” o governo Dilma, esperando que uma tragédia aconteça para vê-la afundar no mar turbulento da opinião pública. Para eles, quanto pior melhor, e já que não têm projeto a saída é contar com fenômenos  naturais violentos, falta de água em reservatórios, um apagão geral e manifestações de protesto  para tumultuar a Copa.

A ORIGEM DO MENSALÃO
Eduardo Cunha, o deputado (PMDB) líder das negociatas que gosta de estar em evidência na mídia, mostra que não conseguiu assimilar o que dizia a voz rouca das ruas. Ao atrair deputados de vários partidos para  um blocão com intuito de chantagear e peitar a Presidente, sem nenhuma proposta de interesse popular, acabou revelando a origem do “mensalão”. Os 300 picaretas que o então deputado Lula dizia haver na Câmara continuam lá negociando coisas escusas.  Resmungando em volta do cocho vazio, querem que a “gerentona”, como eles a chamam, solte verbas polpudas  para financiar suas campanhas e mais cargos no governo.

http://www.jornalorebate.com.br/418/miro.gif

MIRO NEGOU
Há alguns meses, em contato com os pedetistas Humberto e Sonia  Assumpção, Ricardo Meireles, Luiz Alberto Pinheiro e Sebastião Carneiro, o deputado Miro Teixeira fez palestra bastante concorrida num salão cedido pelo vereador Julinho do Aeroporto, na Barra de Macaé. Mostrando interesse numa candidatura ao governo do Estado, perguntei-lhe se iria se aliar à ex-senadora Marina. Negou tal possibilidade, já que apoiava Dilma Rousseff. Agora, como nuvens no céu que mudam de cor e forma, está ele aí no PROS em conversa de apoio com Marina.

AGOSTINHO NETO E OBAMA
Ao ver que muitos dos que se aliaram a ele na luta pela independência de sua pátria Angola agiam de forma estranha, o grande líder Agostinho Neto expôs sua tristeza no belo poema “Do povo buscamos a razão”: - “ Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós. Dos que vieram e conosco se aliaram, muitos traziam sobras no olhar, intenções estranhas. Para alguns deles a razão da luta era só ódio: um ódio antigo centrado e surdo como uma lança. Para alguns outros era uma bolsa, bolsa vazia, queriam enchê-la com coisas sujas inconfessáveis...”.
Agostinho era um negro africano e lutava pela independência de seu povo sob o jugo português. O presidente Barack Obama também é  negro, mas qual é a razão de sua luta? A  “democracia” que implantou na prisão cubana de Guantánamo? A liberdade dos povos iraquiano, libanês, sírio e afegão? Ou o petróleo? E com que moral aplicam sanções à Rússia pela anexação da Crimeia  com a aprovação de quase 100% de seus habitantes? Negro ou branco, quem manda na democracia belicista americana  são a CIA, o FBI e os conservadores republicanos.  Especialistas em provocar convulsão social, a Venezuela, com suas imensas reservas de petróleo,  é a bola da vez.

TIROTEIO
A pacata e humana Macaé agora faz parte da história e continua apenas nos corações e mentes dos antigos que aqui nasceram e ainda vivem. O progresso das coisas tomou conta do lugar com sua elevada renda per capita, mas que não chega aos pobres da periferia. Como nas favelas do Rio, a população já se acostumou com o tiroteio da PM nos bairros dominados pelo tráfico. Até quando vamos encarar o problema social com o poder das armas? Não era essa a proposta de Darcy Ribeiro ao projetar seu Centro Integrado de Educação Popular (Ciep), tanto combatido pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista).

O NEGATIVO NÃO PODE FALTAR
E por falar em imprensa golpista, basta ver no caderno de Economia do Globo, na primeira página (18/03), um destaque importante: - “260 mil é o número de vagas geradas pelo mercado formal de trabalho no Brasil, o melhor desempenho para o período nos últimos três anos. O resultado surpreendeu o mercado”. Como a ordem é expor sempre coisas negativas, lá estava também, ao lado, outro destaque, sob o título: - : “Projeção de inflação sobe agora para 6,11%:  A previsão anterior de economistas para este ano  era de 60,01%...”.
Ora, esses economistas escolhidos pelo jornal,  não analisam, apostam sempre no pior quando em evidência coisas do governo Dilma. Nem encerramos março e já garantem que a inflação anual deverá ultrapassar a meta estabelecida perlo governo. Diziam que o PIB de 2013 ficaria em 0,5% e se surpreenderam quando o IBGE anunciou os 2,3%.  São os pessimistas como o Velho do Restelo, personagem de que nos fala Camões em Os Lusíadas, que apostava no infortúnio da expedição de Vasco da Gama, ao deixar o porto de Belém com suas naus rumo à Índia.

BRASIL NÃO É VULNERÁVIL
Enquanto os economistas daqui só enxergam fracasso em nossa economia, o prêmio Nobel Paul Krugman diz que “o Brasil já não é mais um país economicamente  vulnerável, como no passado, diferentemente do que sugeriu recentemente o Federal Reserve (o Banco Central Americano). O quew pode afetar a economia brasileira é a China”. Pois é, o perigo que vem de fora, como todos foram surpreendidos com a quebra na Europa e nos Estados Unidos. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS