Bom Dia a todos os meus leitores!!!!
Meu nome é Iramaia Regina Amoretti e sou Terapeuta Holística, CRT 39507 e trabalho com várias terapias alternativas, como Reiki, Feng Shui, Tarot Cigano ou Baralho Cigano, Florais entre outras, mas hoje vamos falar um pouco e conhecer mais sobre a Dependência Química ( Drogas).
A dependência química é definida ao paciente devido ao uso constante de algumas drogas psicoativas, fazendo com que o paciente consuma a droga de modo excessivo e compulsivo, acarretando em uma conexão entre ele mesmo e as substancias utilizadas. Mas isso tem tratamento e na maioria das vez é necessário com urgência.
As drogas provocam diversos sintomas de dependência no paciente, especialmente no sistema nervoso causando por sua vez os efeitos de uma abstinência repentina.
Há estudos que comprovam que casos de dependência química estão aumentando e exigindo tratamento psíquico adequado para o caso.
Não podemos dizer que é uma doença fácil de ser tratada, afinal as recaídas são altas, mas por ser de natureza crônicas as tornam possíveis. O paciente deve ser estimulado a prosseguir na recuperação e ter força de vontade, cabe a ele também se preparar para enfrentar os sinais que a abstinência causa mobilizando o poder de sua mente e vontade. O psicólogo analisará o diagnostico conforme a droga, administrando a retirada repentina da substancia.
Os sintomas envolvem especialmente o sistema nervoso tornando-o dependente da substância.
“Pode-se reconhecer este quadro através da observação de diversos sintomas, entre eles a carência de ampliar a dose habitual para se conquistar repetidamente o efeito desejado; ansiedade, irritação, incapacidade de dormir normalmente ou tremedeira, sensações desencadeadas pela tentativa de se abster da droga; consumo cada vez maior ou por mais tempo do que a pessoa havia planejado; necessidade contínua de reduzir ou dominar a utilização da droga ou experiências frustradas neste sentido; amplo dispêndio temporal com tentativas de conquistar e ingerir as substâncias almejadas, ou com a cura de suas consequências; deixar de lado as antigas ocupações sociais e culturais em prol do uso da droga; consumo constante, sem controle, da química de que a pessoa se tornou dependente.”
Também há os sinais de abstinência indicados por aumento da frequência cárdica, aumento da pressão arterial, corpo tremudo, suor excessivo e em alguns casos de pacientes em estágios avançados destacamos a confusão mental, convulsões e estados alucinatórios.
Infelizmente hoje em dia os remédios são verdadeiras drogas que viciam as pessoas, deixando-as em estados deploráveis, ficam pessoas alienadas da vida, se capacidade nehuma de dirigir a sua própria vida. Hoje em dia existem vários tratamentos, comos as internações em clínicas psquiátricas, para tratamentos de dependentes em casos mais graves, como existe o auxílio do Psiquiatra com ajuda de medicações e a própria Psicoterapia, que as vezes é necessário que a própria família faça algumas sessões, tem casos que o paciente terá necessidade de fazer até três vezes por semana e diminuindo conforme a melhora.
Não podemos esquecer que a família, a sociedade, o companheiro (a), as amizades podem influenciar muito no tratamento de dependentes químicos, afinal em muitos casos a família e a própria sociedade tem uma parcela de culpa nesses dependentes, mas infelizmente é o próprio dependente que tem que ter a força de vontade para sair dessa dependência, por isso é muito importante que o dependente químico tenha ciência da gravidade de sua depêndência.
Para maiores informações ou esclarecimentos entrar em contato com Iramaia pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 11-5096-1903 ou pelo celular: 11-98267-3280 ( Tim) ou visite minha página no facebook
Najmah Espaço Holistico - Consultas de Tarot - Terapias alternativas