Mulheres após a menopausa são mais propensas à osteoporose

Menopausa 300x195 Mulheres após a menopausa são mais propensas à osteoporose
Terapia hormonal pode evitar e reduzir as fraturas.

 

A chegada da menopausa traz uma série de alterações no organismo da mulher, por exemplo, a diminuição da produção de estrogênios. A terapia de reposição hormonal vem ocupando um papel primordial na prevenção e tratamento da osteoporose, permitindo uma melhor qualidade de vida.
Sempre é levantada a questão de como fortalecer e manter os ossos saudáveis após a menopausa. Problema de saúde pública no mundo, a osteoporose é uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento. “A doença é caracterizada pela diminuição progressiva da massa e resistência óssea, deixando seu portador mais suscetível ao desenvolvimento de fraturas”, diz o doutor Lucien Henri, reumatologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Com objetivo dos estrogênios atuarem na conservação óssea e reduzir as fraturas, o doutor Lucien Henri, explica que, percebidas irregularidades durante o ciclo menstrual, este procedimento pode ser iniciado para a prevenção. “A terapia de reposição hormonal pode ser usada, mas com acompanhamento ginecológico pelos riscos de cânceres em mama e no endométrio”, conclui o médico.
Mais comum em mulheres acima de 65 anos e pessoas que tenham fatores de riscos, tais como a menopausa precoce, baixo Índice de Massa Corpórea (IMC), diabéticos e tabagistas, a doença é de evolução lenta e tratável, segundo o especialista, a patologia é assintomática. “A osteoporose não demonstra sintomas. Muitas vezes, é descoberta quando já há fratura”, completa o médico.
Qualquer osso pode ser acometido, mas os principais são a coluna, o fêmur e os punhos. As mulheres são mais propensas, pois seus ossos, para se manterem íntegros, necessitam dos estrogênios. “Nos Estados Unidos, estima-se que 30% das mulheres vão ter osteoporose na pós-menopausa”, ressalta o reumatologista, acrescentando que no Brasil não há dados estatísticos de quantos casos são diagnosticados.
Outros fatores como a ingestão de alimentos ricos em cálcio, tais como o leite e seus derivados, e minimizar o consumo de carnes vermelhas, de refrigerantes e sal, são importantes para evitar prejuízos futuros.

* Publicado originalmente no site Saúde em Pauta.
(Saúde em Pauta)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS