Intolerância ao glúten pode levar ao aborto durante gestação

e411 Intolerância ao glúten pode levar ao aborto durante gestaçãoTambém conhecida como doença celíaca, a patologia pode causar diarreia e anemia.
Além de calórico, o consumo exagerado de pães, massas, cerveja e produtos industrializados é apontado como responsável pelo surgimento de uma reação negativa do organismo originada pelo consumo de glúten, proteína encontrada em alimentos como a cevada, o trigo e o centeio, provocando uma sensibilidade e sinônimo de doença para cerca de 1% da população brasileira. A intolerância ao glúten tem como principal sintoma a diarreia, mas alguns outros indícios também são perceptíveis como a anemia, prisão de ventre, osteoporose, perda de peso e dificuldade de crescimento.
Segundo a gastroenterologista e médica do Hospital Universitário da USP, Dra. Maíra Camara dos Santos, a doença ocorre quando o glúten é ingerido e não há a boa assimilação da proteína, ocasionando lesões na mucosa do intestino. Quanto maior a ingestão da substância, menor é a assimilação dos alimentos, fazendo com que o intestino o rejeite. “Os desconfortos abdominais, sobretudo a diarreia, são as principais queixas dos pacientes. Estudos têm observado também a relação da enfermidade com abortos de repetição (caracterizado pela perda natural do bebê duas ou mais vezes antes de completar a 20ª semana de gestação)”, revela a especialista.
A intolerância ao glúten, conhecida também como doença celíaca, pode ser de caráter hereditário e surgir em qualquer idade, e é cada vez mais frequente o aumento de diagnósticos, já que muitos indivíduos podem ter a doença e nem ao menos desenvolver qualquer um dos sintomas.
Ao tomar conhecimento da gravidade da doença, o governo federal sancionou a Lei 10.674, em 16/05/2003, obrigando as empresas alimentícias a explicitarem nos rótulos de seus produtos a presença ou não de glúten, com as inscrições “contém Glúten” ou “não contém Glúten”, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

 

Convivendo com a intolerância
Excluir do cardápio produtos industrializados com a presença de glúten como a cerveja, pães, massas e biscoitos é um desafio para aqueles que adoram este tipo de comida. “Alguns pacientes demonstram dificuldade em abrir mão mesmo com o diagnóstico da doença em mãos”, adverte a Dra. Maíra Camara.
Como os sintomas são semelhantes aos de outras patologias, o diagnóstico é considerado difícil. No entanto, o fácil acesso à informação mais completa do produto tem permitido aos especialistas distinguir certas características presentes apenas nos casos de intolerância ao glúten, como o tipo de alimento ingerido e suas consequências. Mediante a suspeita da doença, o indivíduo é submetido a um teste de endoscopia com biopsia, para o qual é retirada uma amostra do duodeno (primeira parte do intestino delgado) para análise.
Frente à confirmação do quadro, o tratamento consiste, basicamente, na exclusão da proteína da alimentação. Nesses casos, o paciente precisa compreender que o ideal não é reduzir o consumo e sim abolir definitivamente o glúten das suas refeições, já que uma porção mínima da substância pode restabelecer a doença. Na hora da compra, conferir a procedência do alimento e conferir os ingredientes presentes nos alimentos são medidas certeiras no controle da enfermidade.
* Publicado originalmente no site Saúde em Pauta.

(Saúde em Pauta)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS