Novos casos de sarampo no Brasil alertam para importância da vacinação

Baixa adesão e movimento antivacina aumentam o risco de reaparecimento de doenças que já haviam sido eliminadas do Brasil  

https://jornalorebate.com.br/19-03/sarampo.jpg

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo montou uma ação em caráter emergencial para vacinar em torno de 10 mil pessoas contra o sarampo na última quarta-feira, 20 de fevereiro, no Porto de Santos (SP), para imunizar passageiros de desembarque e embarque no cruzeiro da MSC. A ação em caráter de urgência surgiu após tripulantes terem contraído a doença conforme exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O sarampo é uma infecção que se dá pelo contágio de gotículas de saliva que são expelidas durante a fala, tosse, espirro e beijo. Entre os sintomas estão febre, tosse persistente, irritação nos olhos, coriza, mal-estar intenso, infecção no ouvido, coceira e manchas avermelhadas no corpo e no rosto

De acordo com Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Santa Paula, episódios como esse reforçam a necessidade de vacinação entre a população geral. A vacina tríplice viral estimula a produção de anticorpos contra sarampo, rubéola e caxumba. Já a tetra viral também afasta o risco de catapora (varicela).

Hoje o calendário de vacinação preconiza uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral). Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que não foram vacinadas devem tomar duas doses da vacina. Quem tem de 10 a 29 anos de idade deve tomar duas doses da vacina. Já a faixa etária de 30 e 49 anos só precisa tomar uma dose da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

“Adultos na faixa de 30 anos devem ficar atentos, uma vez que, no passado, a vacinação era feita aos 9 meses e em apenas uma dose. É melhor garantir a barreira imunológica caso a pessoa não se lembre ou não está com a caderneta em dia. O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo e em 2016 o Brasil ganhou um certificado de erradicação da doença, mas o avanço das fake news ameaçam a vacinação no país e ressuscitam doenças. Esses ataques com informações infundadas virou um problema de saúde pública”, explica o médico.

A vacinação é contraindicada para gestantes, pacientes imunodeprimidos, crianças e adultos expostos ou infectados pelo vírus HIV com sintomatologia grave, histórico de alergia grave após aplicação de dose anterior das vacinas ou a algum de seus componentes.

Para ajudar a combater as “fake news”, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população e um site com as informações virais apuradas pelas áreas técnicas. Qualquer cidadão pode participar gratuitamente pelo telefone (61) 99289-4640. O site é http://portalms.saude.gov.br/fakenews .

O Estado do Pará registrou 62 casos da doença até o dia 28 de janeiro, segundo informações do Ministério da Saúde. No total, são 10.302 casos confirmados da doença em 11 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Sobre o Hospital Santa Paula 

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA - Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint CommissionInternational (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint CommissionInternational para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 - Vila Olímpia - (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS