ELEIÇÕES INTERNAS INICIAM DISPUTA POR VAGAS NO PARLAMENTO JUVENIL

Entre aula, prova e trabalho, várias unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) participaram, nesta segunda-feira (28/04), do primeiro turno das eleições da quarta edição do Parlamento Juvenil. Dos 42 estudantes inscritos, apenas oito sairão desta etapa para o segundo turno, que será disputado entre escolas de um mesmo município no final de maio. Na Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, por exemplo, cerca de mil estudantes elegerão um dos dois candidatos inscritos, na unidade, até o final do dia – as votações terminam às 21h. Ingrid Ribeiro Couto, professora de História responsável por organizar o projeto na instituição, disse que as turmas estavam agitadas com as eleições. "Tivemos alunos votando na parte da manhã, à tarde e, como temos os três turnos, também à noite eles depositarão seus votos nas urnas para defender o projeto que considerarem mais importantes", explicou. 

Os alunos que disputaram a vaga na unidade Henrique Lage da Faetec acompanharam o processo de votação desde cedo. Antes de depositarem o voto na urna, que foi levada de sala em sala, os jovens ouviram dos candidatos a deputados juvenis a explicação e defesa de suas propostas. Danilo Vianna Lopes, de 16 anos, que cursa o terceiro ano técnico em Máquinas Navais, quer benefícios fiscais para indústrias e empresas que elaborarem projetos ambientais. "Isso favoreceria a viabilidade econômica dos projetos de cada empresa, que deverá contar, obrigatoriamente, com a presença da juventude e dos estudantes", contou. Segundo a proposta, seria criado um órgão estadual para avaliar os projetos, conceder os benefícios e fiscalizar a execução do programa.

A idéia concorrente dá ênfase à área da Educação. Para Adriano Oliveira de Almeida, também de 16 anos, que cursa o primeiro ano em Eletrotécnica, não adianta falar em aquecimento global e ecologia fora de casa, se, nas atitudes cotidianas, cada um não realizar a sua parte. "Quero criar a Escola Limpa, para que a conscientização comece desde cedo e parta de dentro das escolas para toda a população. Falamos muito em meio ambiente, pesquisamos, fazemos trabalhos e temos idéias, mas, se você observar os colégios, verá o quanto pode ser feito neles mesmos", citou Adriano, ressaltando que, na escola de Niterói, as lixeiras de coleta seletiva, por exemplo, poderiam ser melhor utilizadas.

Marcella Delfino Cordeiro, de 14 anos, estudante do primeiro ano de Edificações, afirmou que estava empolgada em participar da votação de propostas que, além de levarem o nome do colégio para o Parlamento, poderiam beneficiar toda a população, já que os projetos vencedores, ao final, são encaminhados ao governador do estado. A proximidade com as pessoas envolvidas nesse processo é para Mariana Silva Martins, de 15 anos, colega de turma de Marcella, uma maneira de levar os jovens a se interessarem por Política. "Participar dessa seleção do Parlamento Juvenil é muito bacana porque nos faz pensar nos projetos, nos problemas abordados, em Política, no futuro, enfim, isso nos leva a reflexões que podem ajudar no nosso interesse pela prática política e no entendimento de como ela funciona", avaliou.

Na quarta-feira (30/04), as demais unidades da rede de educação, que engloba os colégios públicos estaduais dos 92 municípios do Rio, realizarão o primeiro turno de suas eleições internas.

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