Petrobras amplia investimentos na Bacia de Campos

Companhia construirá novo aeródromo


A fim de atender a demanda crescente da Petrobras na Bacia de Campos, a companhia adquiriu, recentemente, uma área no município de Campos dos Goytacazes que será destinada à construção de um novo aeródromo (local de pouso para aeronaves) exclusivo para a Petrobras . A previsão, segundo o projeto conceitual, é que no mês de dezembro de 2009 a nova base aérea seja inaugurada. 

O principal objetivo é que, com o crescimento da força de trabalho da Petrobras na região, os vôos para as unidades marítimas próximas ao município de Campos sejam feitos pelo novo aeródromo. Assim, o tempo de vôo será menor, garantindo mais segurança à força de trabalho da companhia, como também diminuição do custo das operações offshore.

A poucos quilômetros de distância do heliporto de São Tomé, a base terá capacidade para atender 750 mil passageiros por ano, podendo chegar a um milhão em uma situação de pico. De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Transporte e Armazenamento (US-TA) da Bacia de Campos, Ricardo Albuquerque Araújo, o projeto prevê também, no futuro, a utilização da base para pouso e decolagem de aviões de médio porte. “Não é premissa no projeto, mas prevemos esta possibilidade”, adianta ao ressaltar que a área será restrita à Petrobras, a qual não será utilizada para vôos comerciais.

Na sua avaliação, o investimento trará resultados significativos em todos os aspectos, a começar pelo tempo entre o embarque do trabalhador no aeroporto de Macaé até chegar na plataforma. Atualmente esse trajeto pode chegar a duas horas e, partindo de Campos, o tempo diminuirá pela metade.

Aeroporto de Macaé – Em relação ao aeroporto de Macaé, o gerente da US-TA, reforça que nem todas as operações serão transferidas para o novo aeródromo. “Pelo contrário, a Petrobras, em um convênio com a Infraero, irá construir um saguão de embarque exclusivo para força de trabalho da companhia em Macaé”, adianta. Segundo Albuquerque, o espaço vai garantir a operacionalidade daqueles que utilizam a base para outros fins, como empresários que chegam à Macaé, turistas, investidores, entre outros. Atualmente, o número de passageiros que utiliza o aeroporto de Macaé com destino às plataformas petrolíferas varia entre 32 a 35 mil passageiros por mês.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS