A Petrobras aumentou suas exportações de petróleo para a Ásia para 38% do total do país neste ano, elevando sua participação em economias com mercados de energia em rápida expansão. No total as exportações para o continente asiático ficaram em 34% do total em 2010. As exportações de petróleo da Petrobras para a Ásia foram de tipos com densidade entre 16 e 29 graus API, com 74% do total do volume exportado em 2011 sendo acima de 21 graus API.
Otimismo Em entrevista à Reuters, o gerente do trading global de petróleo da Petrobras, disse que as exportações totais de petróleo do Brasil, segundo maior produtor da América do Sul, podem subir para cerca de 500 mil barris por dia neste ano, contra 494 mil bpd em 2010. "Nossos principais consumidores para os próximos anos são as refinarias que valorizam o petróleo médio-pesado com baixo nível de enxofre", acrescentou Franca.
Vendas Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, quando apresentou o novo plano de negócios 2011/15, as exportações da Petrobras, com a venda de petróleo, derivados, álcool e fertilizantes, de 2011 a 2020, deverão atingir US$ 67 bilhões.De acordo com Gabrielli, nesse período, as vendas para o exterior deverão atingir 2,3 milhões de barris de petróleo equivalentes de um total geral das vendas da companhia de 7,1 milhões de barris por dia equivalentes.
Produção No exterior, a produção total da companhia brasileira foi de 226 mil barris por dia, ante 246 mil barris do segundo trimestre de 2010 e de 242 mil barris diários do primeiro trimestre deste ano. De acordo com a Petrobras, a produção em território estrangeiro foi impactada principalmente pelo desempenho no campo de Agbami, na Nigéria. No Brasil, a estatal teve leve alta de 1,3% entre abril e junho, ante o mesmo intervalo de 2010, somando 2,372 milhões de barris diários. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o desempenho doméstico foi 0,5% inferior, em decorrência do declínio natural dos campos maduros, efeito compensado por outros campos maiores.
- Fonte: NN - Rodrigo Leitão