Jornada pela Cidadania no COEP

    Fortalecer o compromisso da sociedade civil no combate à fome e à miséria. Com esse objetivo será lançada, no próximo dia 1º de agosto, a Jornada COEP pela Cidadania, movimento nacional coordenado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida. Para tanto, equipes de voluntários participarão das atividades previstas para as quatro etapas do movimento. 

    As atividades previstas buscam fortalecer a mobilização social e o compromisso com os Objetivos do Milênio; incentivar a incorporação do compromisso social à cultura das organizações, bem como valorizar mecanismos que favoreçam a formação de parcerias; aprofundar o compromisso da sociedade civil com as comunidades de baixa renda; estimular o comprometimento dos dirigentes com a valorização do trabalho voluntário; e criar, até o final do movimento, um centro comunitário em cada uma das comunidades escolhidas.
    Qualquer pessoa vinculada a uma organização associada ao COEP – empregados da ativa e/ou aposentados, prestadores de serviço e estagiários – poderá criar uma equipe, da qual será, automaticamente, o coordenador. Cada equipe poderá contar com até dez participantes. A primeira etapa será desenvolvida entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro próximo. As inscrições das equipes serão válidas somente para a primeira etapa. Qualquer participante poderá desligar-se da jornada quando desejar.
    Desta forma, haverá um período, na fase final de cada etapa para que as equipes confirmem a inscrição para a fase seguinte. As inscrições das equipes poderão ser feitas através do site www.coepbrasil.org.br e serão aprovadas pelo Comitê Gestor Local do COEP, que também será responsável por inscrever as comunidades onde serão desenvolvidos os trabalhos das equipes, além de avaliar as tarefas qualitativas realizadas pelos grupos em cada etapa. O comitê poderá ainda criar equipes formadas por pessoas cadastradas como interessadas em participar do movimento.
    As atividades serão classificadas como padronizadas e diversificadas. As padronizadas serão aquelas implementadas por todas as equipes inscritas na jornada. As atividades diversificadas serão aquelas implantadas pelas equipes com um objetivo comum. Nesta categoria, as equipes deverão inscrever no site que será criado para a jornada a proposta de suas iniciativas e os resultados obtidos após a implementação.
    As equipes terão 50 dias para inscrever no site suas propostas de iniciativas voltadas para a implantação do Centro Comunitário. A cada etapa será entregue um certificado de participação aos membros das equipes. Será entregue, também, um troféu para as três equipes que se destacarem no cumprimento do conjunto das tarefas.
    Além do cadastramento dos participantes e equipes, dos comitês locais e das comunidades atendidas, o site hospedará ainda a divulgação e avaliação das tarefas e o registro e relato das iniciativas. Os resultados das tarefas das equipes serão inseridos na Internet pelas próprias equipes. O COEP nacional fornecerá material de divulgação prévia. O COEP espera que, a partir da jornada, sejam estabelecidas parcerias que ampliem o compromisso da sociedade civil com o desenvolvimento das comunidades de baixa renda, e que o diálogo com os poderes públicos seja favorecido, ampliando o acesso daquelas comunidades às políticas públicas dos três níveis de governo. Para adquirir outras informações, acesse o portal www.mobilizadorescoep.org.br. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS