O Centro de Convivência da Petrobras, na Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) tornou-se, em um verdadeiro ateliê de obra de arte nesta terça-feira, dia 5. Tudo para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiental. A programação faz parte da semana do meio ambiente que teve inicio nesta segunda-feira, dia 4.
Ali, a força de trabalho da UN-BC pôde, com material reciclável, criar vasos, quadros, porta caneta e tantos outros objetos que não apenas enfeitam a casa ou o lugar de trabalho, mas contribui para a conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente.
É o que avaliou o operador de petróleo, Nadilson Ferreira Silva. “É incrível poder pegar o que seria jogado no lixo e transformá-lo em algo tão bonito”, disse o operador. Mas, para ele, o evento serviu para mais uma lição. “Vou levar este conhecimento sobre os cuidados com o meio ambiente para casa”, promete.
A contadora Jacelma da Silva Santana compartilha da mesma opinião. “Achei o máximo poder participar e ter a oportunidade de aprender mais sobre os cuidados ambientais, que é a base da nossa sobrevivência”, pontua.
Para o gerente de SMS da UN-BC, Cremilson Rangel, o momento é de reflexão para uma mudança de comportamento. “A Petrobras tem feito a sua parte com diversas ações, entre elas, o Sistema de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas (SIGEA), a caminhada para auto-suficiência em água doce e os programas de educação ambiental nas escolas”, destaca. Durante a programação, os participantes receberam coletores de resíduo seletivo de brinde para que façam a coleta em casa.