Na ocasião, o público pôde assistir palestras que abordaram temas como: Legislação Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Sísmica, Royalties e Pesca Responsável. “Os assuntos escolhidos são muito interessantes e foram explanados de forma clara. O espaço de diálogo, aberto às perguntas da população, foi um momento de esclarecimento muito importante”, afirmou o presidente da Cooperativa de Aqüicultura e Pesca de Cabo Frio, Luis Francisco Oliveira, 52.
A bióloga, Dalva Moraes Moreira, 51, disse que gostou muito do evento, sobretudo dos espaços de apresentação das atividades da empresa (produção, exploração, responsabilidade social e ambiental, segurança no trabalho, entre outros). “É muito importante essa interação entre a Petrobras e a comunidade”.
Para o coordenador de Licenciamento Ambiental da Petrobras, Valmir Rocha, essa reunião pública, cuja programação foi mais interativa, fomentou a participação mais ativa do público. “Nossa intenção daqui para frente é produzir um diagnóstico de comunicação para licenciamentos ambientais com a ajuda da comunidade”, antecipou o coordenador. Em outras ocasiões, as reuniões tinham um formato mais convencional.
Encontro Rede Comunidade acontece em mais duas datas
Mais dois encontros estão previstos para acontecer no mês de outubro. O próximo será no dia 17, no Centro de Convenções Vilarejo, no município de Rio das Ostras. A outra reunião será dia 31, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos Goytacazes. Ambos das 10 às 16h.