Representantes de sete empresas do Reino Unido e da prefeitura da cidade escocesa de Aberdeen estiveram nessa terça-feira (24), nas bases da Petrobras em Macaé para uma visita de intercâmbio tecnológico. A programação começou pela manhã, na base da Petrobras no bairro de Imbetiba, em Macaé, onde o grupo conheceu um pouco da atuação da companhia na região da Bacia de Campos.
À tarde, os integrantes da comitiva conheceram a base do Parque de Tubos, onde assistiram a uma palestra sobre o trabalho da Petrobras na área de equipamentos submarinos, foco de interesse da comitiva. Recebidos pelo gerente geral da Unidade de Serviços Submarinos da Petrobras, Maurício Diniz, os empresários também apresentaram produtos específicos utilizados na exploração de petróleo e gás e se mostraram interessados em se tornar fornecedores da Petrobras.
“Estas empresas formam um pool (grupo) e trabalham com equipamentos como manifolds (conjunto de válvulas), conectores, dutos submarinos, etc. Esse foi um primeiro contato e veremos se há possibilidades deles se cadastrarem na carteira de fornecedores”, comentou Maurício Diniz. No fim da tarde, a comitiva conheceu ainda a oficina de Turbomáquinas, também no Parque de Tubos.
“A Petrobras mostrou-se aberta a conhecer novas tecnologias e compartilhar suas curiosidades em ferramentas, produtos e serviços. Ficamos muito satisfeitos com a visita”, disse Renato Cordeiro, representante do consulado britânico no Brasil e organizador da comitiva que trouxe representantes de empresas como Utec Survey International, Trident Marines Services, Subsea Integrit Group,entre outros.