Inaugurada no Centro de Convivência da Petrobras, em Imbetiba, nesta segunda-feira, dia 7 de maio, a exposição Metamorfose, com trabalhos artesanais produzidos pelos alunos das oficinas de artes plásticas do Petrobras Programa de Criança, em Macaé e Campos dos Goytacazes. A mostra ficará em cartaz até o dia 1º de junho.
Latas de alumínio, garrafas PET, pedaços de pano, papel reciclado, PVC e rolhas foram alguns dos materiais que serviram de matéria-prima para a confecção de quadros, bijuterias, luminárias e porta-retratos. “A produção dos artefatos serviu de mote para o debate de temas atuais como reciclagem e os cuidados necessários ao meio ambiente em tempos de aquecimento global”, disse a coordenadora do programa em Macaé, Renata Mattos.
Criado em 1987, para atender alunos na faixa etária entre sete e 14 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino de Macaé e que vivam em situação de risco social, o Petrobras Programa de Criança foi implantado no município de Campos dos Goytacazes em 2004.
O programa atende 200 crianças em cada cidade, a quem são oferecidas oficinas esportivas, artes plásticas, teatro, música, vivência pedagógica, além de acompanhamento psicológico e serviços de assistência médica e odontológica. Em Macaé, o programa é desenvolvido em parceria com o Clube Cidade do Sol e, em Campos, com o SEST/SENAT.