A Petrobras assinou nesta terça-feira (1º) o Termo de Compromisso com a empresa Falk Nutec Macaé-Brasil para realização do Curso Segurança ao Mar, voltado para pescadores da Bacia de Campos. O curso é uma das atividades realizadas pelo Programa Petrobras Mosaico, iniciativa de Responsabilidade Sócio-Ambiental realizada junto às comunidades pesqueiras. A assinatura aconteceu nas instalações da empresa parceira, em Macaé, durante a conclusão da 11º turma do curso, composta por 32 pescadores.
Com a assinatura do Termo – cuja duração é de dois anos – fica formalizada, em caráter de convênio, a parceria já existente desde 2007 entre as empresas para a realização do treinamento. “A Petrobras está inserida na sociedade e não faz sentido evoluir sozinha. Ficamos felizes em agregar parceiros neste projeto, fortalecendo a corrente da responsabilidade social’, disse o gerente de Comunicação da Unidade de Negócio de E&P da Bacia de Campos da Petrobras, Lincoln Weinhardt.
O Curso de Segurança ao Mar foi desenvolvido em conjunto com a Nutec (certificadora internacional na área de segurança) a partir de uma solicitação da Colônia de Pescadores Z-3 e da Associação Mista de Pescadores, ambas de Macaé, a fim de contribuir para o desenvolvimento daquele ofício com mais segurança. “Estes ensinamentos podem fazer toda diferença num momento entre a vida e a morte dos pescadores ao mar. Sabemos que nos falta conhecimento técnico e sempre temos algo novo a aprender”, comemorou o presidente da Colônia Z-22, de Rio das Ostras, Abrão Nei de Souza.
Desde agosto de 2007, quando foi iniciado, o treinamento já contemplou cerca de 220 pescadores artesanais ligados às colônias de pesca dos municípios de Macaé, São Francisco de Itabapoana, Arraial do Cabo, Quissamã, Cabo Frio, Campos, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia, devendo ser estendidos às colônias das demais cidades atendidas pelo Programa Petrobras Mosaico nos próximos meses. Entre os temas abordados durante as oito horas de curso estão noções de primeiros socorros, noções de combate a incêndio com ênfase em embarcações pesqueiras, noções de sobrevivência no mar e de navegação GPS.
Conheça o Programa Petrobras Mosaico
Criado em 2003, o Programa Petrobras Mosaico é uma iniciativa voluntária da Petrobras, alinhada a sua política de responsabilidade sócio-ambiental. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de pesca artesanal dos municípios da área de abrangência da Bacia de Campos, com as quais compartilha mesmo espaço geográfico para realização de suas atividades.
Em seu projeto-piloto, realizado de 2004 a 2007, o Mosaico atuou junto às comunidades de pesca artesanal de Arraial do Cabo, Macaé e São Francisco de Itabapoana, escolhidos a partir de critérios geográficos, índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e grau de associativismo local. A partir de 2008, a Programa começará seu projeto de expansão, ampliando de três para 14 municípios atendidos.